TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Marxista

Ensaios: Escola Marxista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA MARXISTA

1. INTRODUÇÃO

O que é Direito? Para essa indagação temos as mais diversas respostas: Direito é norma, Direito é justiça, Direito é prática social e etc. Possuímos várias escolas e pensadores que tentam definir o conceito de Direito, entre elas temos a Escola Marxista, a qual vamos abordar no presente trabalho.

2. A ESCOLA MARXISTA

A partir dos escritos do economista, filósofo e teórico político alemão Karl Marx (1818-1883) foi desenvolvida a escola de pensamento, a Escola Marxista.

Em sua mais importante obra, O Capital (crítica à economia política), Marx foi o primeiro pensador a criticar as escolas de pensamento econômico da sua época. Nesta obra ele analisa as escolas de pensamento econômico e as desconstroem com sua contra-argumentação, fazendo isso Marx tece um tratado sobre a sociedade de sua época e o seu modo de produção vigente até hoje, o capitalismo. A crítica mais influente feita à economia de mercado foi a defender esta forma de organização econômica era uma forma de exploração do homem pelo homem, ele defendia que toda riqueza era produzida pelo trabalho humano e que os donos do capital se limitavam a apropriar-se dessa riqueza.

Karl Marx ao estudar o capitalismo desenvolveu algumas teorias, as principais são:

- Valor: nessa teoria foi desenvolvida uma profunda linha de raciocínio sobre a produção de mercadorias na sociedade capitalista e da origem dos lucros.

- Trabalho: esta seria a mais importante mercadoria dentro do sistema capitalista, pois é a única que gera valor.

- Mais-valia: é a diferença entre o que o trabalho do trabalhador gera em valor e o salário que o capitalista paga por ele.

- Luta de classes: divisão inconciliável entre aqueles que detêm meios de produção (a burguesia) e os que só possuem sua força de trabalho (o proletariado), causando a chamada luta de classes que representa a luta de cada uma pelos seus direitos.

- Anarquia da produção: Marx demonstra que o capitalismo não tem um sistema de organização centralizada que aponte para onde deve caminhar a produção dentro da sociedade, com isso gera uma produção sem planejamento que leva à crises periódicas.

- Crises do capitalismo: modo de produção contraditório sendo impossível de encontrar uma estabilidade, Marx previu que o capitalismo atravessaria diversas crises, algumas delas estruturais, ou seja, que fazem parte do sistema em si, outras cíclicas, que também fazem parte do capitalismo e viriam de forma periódica e uma crise final que seria o resultado do acúmulo destas crises e representaria o fim deste modo de produção.

- Fim do capitalismo: visto como um modo de produção que é contraditório e impossível de encontrar uma estabilidade, Marx previu que o capitalismo atravessaria diversas crises, sendo elas algumas crises estruturais, ou seja, que fazem parte do sistema em si, outras crises cíclicas, que também fazem parte do capitalismo e viriam de forma periódica e uma crise final que seria o resultado do acúmulo destas crises e representaria o fim deste modo de produção.

A Escola Marxista considera que o Direito é a expressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com