TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas De Pensamentotos Contabies

Trabalho Universitário: Escolas De Pensamentotos Contabies. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  4.111 Palavras (17 Páginas)  •  1.342 Visualizações

Página 1 de 17

Escolas de pensamentos contábeis

 Escola italiana

Após o surgimento do método das partidas dobradas (século XIII ou XIV) e sua divulgação através da obra de Frei Luca Pacioli, a escola italiana ganhou grande impulso e se espalhou por toda a Europa.

Dentro das escolas Italianas várias correntes de pensamentos contábeis se desenvolveram, tais como: Contismo, Personalismo, Controlismo, Neocontismo, Aziendalismo e Patrimonialismo.

• Contismo

A escola contista foi a primeira escola do pensamento contábil e sua criação foi instituída no período da contabilidade moderna, precisamente no século XV. Luca Paciolo, italiano, foi o idealizador desta escola doutrinária ao editar seu livro em 1494. Esta escola defendia que a contabilidade deveria se preocupar principalmente com o processo de escrituração através das partidas dobradas.

Para a escola contista o objetivo das contas é de registrar os valores a receber e a pagar. Eles também acreditavam que as contas deveriam representar pessoas de carne e osso e que o sócio capitalista era um credor da empresa, sendo a empresa devedora dos recursos aos seus sócios capitalistas.

Os principais pensadores da escola contista foram Frei Luca Pacioli e Benedetto Cotrugli.

• Personalismo

A escola personalista surgiu na metade do século XIX, dentre o período da contabilidade científica. Esta escola acredita que as contas devem representar pessoas de carne e osso, assim como a escola contista. Defendiam ainda queo administrador da empresa é o responsável por todos os direitos e obrigações da mesma, sendo ainda ele devedor aos sócios da empresa do valor investido pelos capitalistas. Segundo Lopes de Sá (1995:249) o personalismo continua a ser um contismo, porém, transformando a conta em pessoa, capaz de direitos e obrigações.

Pertenceu a esta escola os ilustres: Francesco Bonalumi, Michele Riva, Francesco Marchi, Giuseppe Cerboni e Giovanni Rossi. Marchi foi precursor desta escola e Cerboni concluiu a ideia de Marchi. Enquanto Marchi acreditava que o administrador era responsável por toda os direitos e obrigações da empresa, Cerboni interessava-se pela relevância jurídica entre o proprietário e a entidade.

A teoria logismográfica destaca-se nesta escola. Esta teoria acredita no inter-relacionamento da contabilidade com a economia e a administração. Cerboni acreditava que esta teoria era a essência da contabilidade. Define Cerboni que esta teoria divide-se em dois sistemas de escrituração: patrimoniial e financeira. Um dos grandes erros do personalismo e de seus adeptos foi julgar como esgotado o estudo da matéria contábil.

• Controlismo

Esta escola foi idealizada por Fábio Besta no século XVIII, e foi baseada em estudos deixados por Francesco Villa da escola administrativa. A sua primeira preocupação foi distinguir a administração geral da administração econômica. A primeira, segundo Besta, refere-se a governar os negócios e a segunda refere-se a administrar o patrimônio para gerar riquezas. Besta acreditava que o objeto de estudo da contabilidade era o controle econômico.

Besta foi o fundador da escola controlista e seu trabalho repercutiu para a escola neocontista. Alguns pesquisadores afirmam que Besta foi um dos fundadores da escola neocontista. Certamente havia uma afinidade entre a escola fundada por Besta e a escola neocontista. Esta afinidade pode ter sido gerada pela posição assumida por Besta e pela escola neocontista contra as idéias da escola personalista, de Cerboni.

• Neocontismo

Esta escola surgiu no período da contabilidade científica no fim do seçulo XIX. Esta escola criticou a escola personalista, pois defendia que as contas deveriam representar um valor e não as expressões jurídicas ocasionados por direitos e obrigações de seus partícipes, como defendia a escola personalista. Alguns pesquisadores acreditam que Fábio Besta foi um dos percursores desta escola.

Segundo esta escola, a contabilidade deve evidenciar o ativo, o passivo e a situação líquida. E para que isto ocorra será necessário a quantificação de valores monetários aos componentes de cada grupo (ativo e passivo). Acreditavam ainda que a finalidade da contabilidade é acompanhar a evolução e a modificação do patrimônio das entidades. O objeto de estudo da contabilidade é a revelação patrimonial. Através das transações empresariais, as contas seriam modificadas e revelariam a situação patrimonial das entidades.

Segundo Lopes de Sá (1995:252) a escola neocontista é uma nova forma do contismo.

O principal pensador da escola neocontista foi Jean Dumarchey.

• Aziendalismo

Surgiu a partir da necessidade de existir um sistema de ciências que cuidasse dos fenômenos ocorridos em torno do mundo particular das aziendas, se formou ao longo de muitos anos, obtendo lentamente sua consolidação. O objeto de estudo do Aziendalismo são os fenômenos ocorridos nas células sociais.Fenômenos esses que, pode-se dizer, são produzidos pelas riquezas. Entretanto, não apenas estas. Quando se fala em fenômenos, entendemos por toda e qualquer movimentação pertinentes ao patrimônio e à organização num todo - isto inclui os elementos humanos a ela pertencentes.

O Aziendalismo teve suas origens com pesquisadores de outras partes da Europa, – França, Rússia, Suíça e Alemanha - antes de se desenvolver como grande escola de pensamento italiano.

Dentre os principais representantes europeus destaca-se Courcelle-Seneuil, Leo Gomberg, Johann Friedrich Schär, H.Nicklisch e Rudolf Dietrich.

Iniciado pelos ilustres mestres Alberto Ceccherelli e Gino Zappa, O Aziendalismo italiano teve inúmeros seguidores para dar seguimento às luzes desses pioneiros, formando a maior corrente de pensamento doutrinário das ciências aziendais do século, apesar do forte declínio que sofreria a partir do século XX, mais precisamente, na década de 60.

Os aziendalistas se preocupavam em estudar o conjunto de ciências que tratavam da azienda como campo de aplicação. Compunha-se da Administração, da Organização e da Contabilidade, sendo cada ciência apenas parte desse conjunto.

Como destaques na forte corrente italiana temos: Alberto Ceccherelli, Gino Zappa e Pietro Onida.

• Patrimonialismo

Criada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com