TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas De Policia

Artigo: Escolas De Policia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

5. A partir da caracterização das competências das polícias civis e militares, escreva como você analisa o exercício profissional do ponto de vista da integração ou parceria. Utilize exemplos concretos. (2,0 pontos)

É IMPRESCINCDIVEL QUE ANTES DE COMPREENDERMOS A INTEGRAÇÃO OU PARCERIA DAS POLICIAS MILITAR E CIVIL, DO PONTO DE VISTA PROFISSIONAL, SE FAZ NECESSARIO SABERMOS AS INCUMBENCIAS INDIVIDUAIS DE CADA UMA.

Não obstante ser da polícia militar (PM) a responsabilidade primeira de manter o estado de normalidade na vida em sociedade, fica claro, portanto, que os demais órgãos da instância

formal e, acima de tudo, as instituições da instância informal exercem significativo papel na manutenção da ordem pública.

Nesta fase, a legislação brasileira cria um conflito de competência entre as duas polícias dos Estados membros, a polícia civil e a polícia militar, dando a ambas a possibilidade de intervir, porém, sem permitir que a polícia militar, que desenvolve as atribuições de polícia administrativa, possa dar continuidade à ação.

E é importante que você perceba que a polícia militar é o órgão público que representa diretamente o Estado neste mister, engajando homens e mulheres que compõem o seu efetivo nas ações de polícia ostensiva para a preservação da ordem pública.

Bem, quando a ordem é quebrada, a polícia militar deve enviar esforços para restaurá‑la, promovendo ações de reação ao ato agressivo àqueles bens tutelados pelo Estado. Entretanto, nesta ocasião, a PM não é o único ente estatal a ter poder/dever de atuar. Aqui entra em cena a polícia civil que, basicamente, atua como polícia judiciária, fazendo a investigação criminal

Quando a quebra da ordem pública for decorrente de um fator natural, prejudicando a tranquilidade e a salubridade, a ação continua na esfera administrativa, sendo, por conseguinte, atribuição precípua da polícia militar.

No ciclo de polícia aparece uma disfunção do sistema de segurança pública que merece ser realçada para uma melhor compreensão do tema. É de aceitação pacífica que, no ciclo de

polícia, a polícia militar deva fazer a primeira fase, ou seja, a de manutenção do estado de normalidade, e que a polícia civil deva fazer a última fase desse ciclo, ou melhor, a investigação criminal.

Polícia Militar A competência das Polícias Militares foi ampliada na carta de

1988. Criou‑se na verdade uma nova modalidade de polícia: a polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, de significado mais abrangente se comparada com o policiamento ostensivo a que se referia a legislação anterior, reconhecendo a

autoridade policial militar

A fase “c” do ciclo de polícia (III ‑ Fase investigatória) tem por escopo a investigação do ilícito penal cometido, para que dela resulte a reunião de provas para a elucidação dos fatos. Esta fase, a priori, é de responsabilidade da polícia civil, conforme já citado. Ela entra em cena depois de falharem as prevenções primária, secundária e terciária.

A Polícia Civil teve suas atribuições definidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com