TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado

Artigos Científicos: Estagio Supervisionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Primeiro dia de estágio aquí no abrigo único parque dos tanques, muito empolgante conhece de perto a realidade aquí enfrentada. O abrigo único foi criado por uma equipe para atender uma emergencia, aos que foram atingidos pela enchente do rio madeira.

O abrigo único veio para o parque dos tanques no dia 10 de abril de 2014, comporta em média 437 pessoas, mais ou menos 120 família e 700 barracas.

Comandado pela defesa civil nacional, estadual e municipal. Composto pela SEMAS, SEMUSA ,o corpo de bombeiro, policía militar, com os coordenadores Maria de Fátima e o tenente coronel Gregório.

O público alvo do abrigo único sao os desabrigados da atual enchente do rio madeira. Essas pessoas sofrem com a expressao da questao social: moradia e moradia, que devido as escolas estarem servindo de abrigo para vítimas da enchente, muitas escolas ainda estao sendo desocupadas.

Percebe-se que o abrigo único foi o espaço cedido para abrigar essas famílias, um local muito longe de tudo, as barracas sao pequenas e muito quente, imprópria para utilizar por muito tempo incluso ao clima quente e úmido de nossa regiao parece mais uma fornalha. Os banheiros improvisados nao funcionam adequadamente, muita contaminaçao por feses, e o espaço para lavar a roupa dos moradores existe uma boa quantidade de tanquinhos para todos, o problema seria a escoaçao da agua que esta a tempo todo alagado um bom alvo de exploraçao de doencas. As pessoas do abrigo nao tem muito o que fazer durante todo o dia, as crianças ficam sempre correndo de um lado e outro sem ter um local seguro para elas que também podem ser alvo de violencia e exploçao sexual aquí no abrigo. As barracas sao muito quente digo por entrar em algumas que sao impróprias de viver qualquer ser humano. Os animais estao amarados, e alguns em uma casinha improvisada para eles, que passam todo o dia em má condiçao, alguns nem se quer tem agua para beber porque vi os fasilhames vazios. Tratando da alimentaçao, é trazido café da manha, almoço e jantar para os abrigados, a comida é servida pelos funcionarios da cozinha industrial e por funcionarios da defesa civil no que seria um pátio de lona, que aglomera muitas moscas e mau cheiro. Me faz refletir diante dessa situaçao e pesar se essa é uma vida digna a essas pessoas, se vivemos em um país democrático e de plena cidadania, onde esta a cidadania? Porque tudo isso poderia ter sido envitado, se tudo isso já se esperava pela situaçao que vivíamos em nossa regiao por constantes transformaçoes no rio madeira, pensamos porque nao foi retirada essas famílias a tempo. E se nao houve tempo, porque nao as abriga em um lugar adequado para elas viverem um pouco menos flagilizadas?

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »