TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia Genérica De Porter E Sua Relação Com A Empresa

Trabalho Escolar: Estratégia Genérica De Porter E Sua Relação Com A Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 3

Estratégia Genérica de Porter e sua relação com a empresa

Unipac Uberlândia – Curso Administração de Empresas

Nome: Victor Eduardo Fernandes de Paiva Turma:6N1

Estratégia genérica é chamada assim porque é exemplificada de maneira básica. São três as estratégias genéricas, elas são: diferenciação, liderança em custo e foco.

• Diferenciação: quando a companhia decide abordar uma massa de clientes que querem determinada diferenciação em um produto, essas empresas praticam um preço mais alto por esta diferenciação.

• Liderança em custo: a empresa tem como objetivo trabalhar com uma massa de clientes, porem com um baixo custo operacional, não necessariamente reduzir o valor final do produto. Por exemplo uma empresa X tem custo 10 enquanto empresa Y tem custo 5, logo a empresa Y tem um lucro maior.

• Foco: essa estratégia genérica tem como finalidade escolher determinado segmento para trabalhar, escolhendo assim apenas um produto com preço mais elevado por ser diferente e ao mesmo tempo tem um custo menor por ter menos concorrentes.

Uma empresa se lança no mercado com determinado objetivo, porém com a evolução tecnológica, necessidades estratégicas, de processos, alteração na estrutura organizacional as companhias praticam mudanças em sua estratégia genérica. E é necessária essa alteração, já que, não é possível utilizar mais de uma estratégia genérica. Uma organização que não tem como objetivo apenas um tipo estratégia nunca terá uma estratégia forte, além de correr vários riscos como, querer se diferenciar, mas não conseguir manter um preço competitivo perdendo assim importância no mercado. Um ótimo exemplo que com alteração de cultura organizacional altera-se a estratégia genérica é a indústria automobilística. No início a Ford fabricava com estratégia de liderança em custo com carros de baixo valor, sem diferenciação e para uma massa de clientes, porém hoje podemos verificar que há industrias com estratégia de diferenciação com carros de luxo por exemplo.

Deve ser analisado a estrutura organizacional da empresa para que se faça uma estratégia genérica solida, bem como os riscos que a estratégia pode gerar se houver incompatibilidade com a cultura organizacional. Também não é indicado utilizar mesma estratégia genérica para filiais, já que, as filiais podem não suportar a estratégia seja por orçamento ou posição inicial. A companhia deve estra atenta na escolha de estratégia genérica e o corpo de empregados que organização têm, uma empresa com mão de obra voltada a novidades e incentivada a utilizar a imaginação dificilmente conseguira atingir objetivos com redução de custos bem como uma empresa mais fechada que é voltada a um tipo de produto especifico dificilmente conseguirá investir em gastos indiretos para o desenvolvimento de um novo produto.

Muitos planos de estratégia são construídos em cima de projeções de custos e lucros futuros, que quase sempre estão errados, ao invés, de preocupar-se com estratégia que aumente sua estrutura da vantagem competitiva e trabalhar em cima da estratégia genérica da empresa. A estratégia de uma empresa deve ser o caminho para a vantagem competitiva, pois esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com