TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Realizado Na EPAMIG Mg

Artigo: Estudo De Caso Realizado Na EPAMIG Mg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2014  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

Julio Pereira Marques

Mariane Corrêa Leão

Pedro Junyor

Trabalho de Caso Realizado na Sede da EPAMIG - MG

Lavras – MG

2014

INTRODUÇÃO

Parece inquestionável que um dos importantes entraves à competitividade dos agricultores familiares é a utilização de tecnologias inadequadas. Neste contexto, existe um esforço considerável - embora não suficiente - de desenvolvimento de tecnologias voltadas para os agricultores familiares. Grande parte deste esforço está sendo dedicado ao desenvolvimento e difusão de tecnologias de processo, de materiais e de produtos e serviços. No entanto, pode-se notar que os esforços voltados para as tecnologias de gestão e de informação são ainda incipientes e, via de regra, inócuos.

A EPAMIG - A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) foi constituída, como empresa pública, pela Lei nº 6.310, de 8 de maio de 1974 (Minas Gerais, 1999). Constituiu-se na principal instituição de execução de pesquisa agropecuária de Minas Gerais e tem a função de apresentar soluções para o complexo agrícola, gerando e adaptando alternativas tecnológicas, oferecendo serviços especializados, capacitação técnica, insumos qualificados compatíveis com as necessidades dos clientes e em benefício da qualidade de vida da sociedade.

Através de convênio celebrado entre o Governo do Estado, Ministério da Agricultura e Embrapa, a EPAMIG recebeu, em 06 de agosto de 1974, a atribuição de administrar e coordenar a pesquisa agropecuária no âmbito do estado de Minas Gerais.

Um dos grandes entraves desta empresa pública, é a disseminação das tecnologias com total qualidade, sendo que uma grande parte de agricultores familiares ainda não tem acesso ou conhecimento sobre a importancia do trabalho desenvolvido, e também existe a questão de resisitencia por parte daqueles que já usufrutam do serviço prestado.

O objetivo desta pesquisa é identificar fatores que formam o problema apresentado e propor possíveis soluções para otimizar o serviço publico oferecido.

Para coleta de dados foi realizada a seguinte entrevista na Unidade da EPAMIG em Lavras – MG:

1. Na questão do serviço público ofertado pela EPAMIG a sociedade, quais são os principais usuários ?

2. Quais são os serviços oferecidos ?

3. Como eles são divulgados ?

4. Existe um controle de Qualidade dos serviços oferecidos por parte da instituição ?

5. Na sua opnião, você entende que existe um problema na disseminação da tecnologia produzida pela epamig ?

6. Os serviços oferecidos chegam a agricultura familiar ?

7. Na sua opnião, os serviços são oferecidos de maneira estratégica ?

8. Na sua opnião os serveços oferecidos pela epamig, cumprem a sua missão de apresentar soluções e inovações tecnológicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com