TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido referente ao artigo Lebrão

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade de Brasília  

Disciplina: Introdução à Gerontologia

Aluna: Maria Lídia J. David – 12/0128284           Curso: Fisioterapia

Estudo dirigido referente ao artigo LEBRÃO, 2009

1- Segundo a autora, conceitue ‘’transição demográfica’’ e ‘’transição epidemiológica’’.

Transição demográfica é a passagem de um regime demográfico de alta natalidade e alta mortalidade para outro com baixa natalidade e baixa mortalidade. A transição epidemiológica está focalizada na complexa mudança dos padrões de saúde e doença e nas interações entre esses padrões e seus determinantes e consequências. Essas mudanças dos padrões dizem respeito à diminuição da mortalidade por doenças infecciosas e aumento das doenças crônicas não-transmissíveis.

2- Quais as implicações da ‘’transição epidemiológica’’ para as questões do envelhecimento populacional?

Mudanças nos padrões de morbidade e mortalidade, onde a queda inicial da mortalidade se concentrou nas causas de morte infecciosas. A queda da fecundidade afeta a estrutura da população por idades e repercute no perfil de morbidade, pois a proporção crescente de pessoas de idade avançada aumenta a importância das doenças crônicas e degenerativas. As doenças passam de um processo agudo que termina em cura ou morte, para um estado crônico que as pessoas sofrem durante longos períodos da vida. 

3- Segundo a autora, como está acontecendo o envelhecimento no Brasil e no mundo?

A população brasileira, assim como a da América Latina e Caribe, vem sofrendo, nas últimas cinco décadas, transições decorrentes de mudanças nos níveis de mortalidade e fecundidade, em ritmos nunca vistos anteriormente. Essas mudanças fizeram com que a população passasse de um regime demográfico de altas natalidade e mortalidade para outro, primeiramente com baixa mortalidade e a seguir, baixa fecundidade. Isso levou a um envelhecimento da população. O processo de envelhecimento nos países desenvolvidos ocorreu muito tempo depois de eles terem adquirido padrões elevados de vida, reduzido desigualdades sociais e econômicas, e implementado um número de estratégias institucionais para compensar os efeitos das desigualdades residuais, ao menos na área de acesso aos serviços de saúde. O desenvolvimento social e econômico na América do Norte e Europa Setentrional e Ocidental já estavam determinados quando as demandas de uma sociedade que envelhecia (e mesmo as preocupações sobre isso) foram reconhecidas. Ou seja, “os países desenvolvidos primeiro ficaram ricos e depois envelheceram; os países da América Latina e Caribe estão ficando velhos antes de serem ricos. ’’ Em resumo, a região está envelhecendo “prematuramente”, a composição por estado de saúde e incapacidade pode piorar e tornar-se desfavorável mais cedo do que tarde, e as redes familiares e domésticas estão perdendo terreno antes que mecanismos sociais para efetuar as transferências institucionais sejam adequadamente estabelecidos.

4- Existe diferenças ao envelhecer para homens e mulheres? Comente.

Sim. Embora a esperança de vida seja maior para as mulheres, a proporção dessa esperança de vida sem incapacidade é maior para o sexo masculino. Devido à maior expectativa de vida das mulheres e da tendência dos homens de casarem com mulheres mais jovens e de recasarem se suas esposas morrerem, as mulheres viúvas ultrapassam dramaticamente os homens viúvos em todos os países. Mulheres idosas que estão sozinhas são altamente vulneráveis à pobreza e isolamento social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com