TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Social

Artigos Científicos: Estudo Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  963 Visualizações

Página 1 de 2

O estudo social é um processo metodológico especifico do Serviço Social. Sua finalidade é conhecer com profundidade e de uma maneira critica uma determinada situação ou expressão da questão social. É utilizado nas mais diversas áreas de intervenção do Serviço Social, sendo principal instrumento no trabalho do assistente social que atua na área do sistema judiciário, tanto quanto perito, assistente técnico ou funcionário.

Sua utilização junto a Justiça da Infância e da Juventude, Justiça de Família, Justiça Criminal e ações judiciarias relacionadas a seguridade e previdência social. É importante ressaltar a sua fundamentação rigorosa, teórica, éticae técnica tendo como base o projeto da profissão, depende a sua devida utilização para garantia e ampliação dos direitos dos sujeitos usuários dos serviços sociais e do sistema de justiça.

Os assistentes sociais vem utilizando o estudo social nas mais diversas áreas e modalidades para orientar seu trabalho tanto em fase de planejamento de intervenções com para demonstrar a situação sobre uma realidade investigada ou trabalhada. Na pratica processual se observa que os juízes, assistentes sociais, advogados, promotores de justiça usam o mesmo termo, estudo social, para qualquer atividade profissional de serviço social requerido ou determinado em processos judiciais.

Aspectos considerados na elaboração do estudo social

O conteúdo do estudo social deve prever a singularidade da pessoa, deve envolver um conjunto de informações obtidas por meio de entrevistas, visitas domiciliares e institucionais, de contato com recursos sociais. Com isso é possíveltraçar um conhecimento do real do sujeito e da sua vida , inserido numa dinâmica social, econômica e cultural. Inclui-se também no estudo social a analise interpretativa das informações obtidas, a intervenção proposta na situação e o parecer.

Elementos de sustentação do estudo social requerem os seguintes procedimentos

- competência técnica – refere-se a habilidade do profissional na utilização dos instrumentos de trabalho entre eles a entrevista, observação, visita domiciliar e domiciliar e documentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com