TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Social

Casos: Estudo Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese – Título: As coisas!

Já se perguntou de onde vem todas as coisas que compramos e pra onde vão quando nos desfazemos delas?

Os livros dizem que as coisas se deslocam ao longo de um sistema, da extração, para produção, para distribuição, para o consumo, para o tratamento de lixo. Isso se chama a economia de materiais. Bom, estudei um pouco mais e identifiquei de onde vem as nossas coisas e para onde vão, tendo uma visão que essa não é toda a historia, falta muita coisa nessa explicação e em primeiro lugar parece que nesse sistema está tudo bem sem problemas, mas na verdade é um sistema em crise porque se trata de um sistema linear e nós vivemos num planeta finito e não se pode gerir um sistema linear num planeta finito, indefinidamente, em todas as suas etapas esse sistema interage com o mundo real, a vida real não acontece numa página em branco interage com sociedades, culturas, etnias, ambientes e durantes as etapas a vida vai se chocando contra seus limites. Limites que não vemos.

Uma das coisas mais importantes em falta são as pessoas, as pessoas vivem e trabalham em todas as etapas desse sistema, onde algumas são um pouco mais importantes que outras e tem maior pode de decisão: Ex.: Governantes e as corporações.

A população ainda acredita nos valores e na visão que o governo deve ser feito das pessoas, pelas pessoas, para as pessoas e que a função do governo é olhar por nós, cuidar de nós, mesmo que sua imagem esteja tão desgastada, por fim, esse é o seu trabalho. Depois vem às corporações, o que levam as corporações ser maiores que o governo, é porque elas são maiores do que o governo, atualmente entre as cem maiores economias da terra cinquenta e uma são corporações. À medida que as corporações foram crescendo em tamanho e poder, assistimos a uma pequena mudança no governo, como se estivessem mais preocupados com o bem estar deles do que com o nosso.

Enfim, estamos ficando sem recursos naturais e estamos usando demasiados materiais, na última década utilizamos 33% dos recursos naturais do planeta, desapareceram, cortamos, minamos, perfuramos, destruímos o planeta tão depressa que estamos debilitando a capacidade do planeta para ostentar o nosso modo de vida.

Como se vê é um sistema em crise, estamos batendo em limites do clima e mudança ao decréscimo da felicidade, simplesmente não está funcionando, mas a parte boa de um problema tão generalizado é haver tantos pontos de intervenção, há pessoas cuidando de florestas, com produção limpa, com direitos do trabalho, comercio justo, consumo consciente, bloqueios de aterros e incineradores e muito importante em recuperar o nosso governo que seja realmente para as pessoas. Todo esse trabalho é criticamente importante, mas as coisas vão realmente começar a se mover quando as pessoas se unirem, onde poderemos reivindicar esse sistema linear em algo novo, um sistema que não desperdice recursos ou pessoas, porque aquilo que realmente precisamos nos livrar é daquela antiga mentalidade de usar e jogar fora, baseando em sustentabilidade e equidade, química verde, zeras resíduos energia renovável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com