TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Institucinal

Por:   •  18/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

POLO DE PIRASSUNUNGA

Curso Serviço Social – 5º Semestre

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Diagnóstico Institucional

ANA CAROLINA CARVALHO MARTINS

RA: 4351855413

PIRASSUNUNGA /SP

2014

  1. DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
  1. Identificação do Campo:

[pic 2]

  1. Endereço:

Estrada Municipal da Fazenda Santa Cruz – Chácara São Domingos / S. nº - Bairro: Zona Rural.

Email: renascerpirassununga@yahoo.com.br

  1.  Identificação do Supervisor de Campo

Hilciléia Cristina de Campos Scatolini.

Nº do CRESS: 38010.

Email: hilci@ig.com.br

  1. Descrição Geral do Campo

A Comunidade Terapêutica de Apoio ao Dependente Químico e Alcoólatra – CASA RENASCER – foi fundada em 19 de março de 1997 na cidade de Pirassununga e é uma organização civil, beneficente, assistencial e filantrópica. Atualmente, a comunidade está localizada na chácara São Domingos, a chácara é alugada. A equipe é formada por profissionais graduados em Serviço Social, Medicina, Psicologia, Nutrição, além de voluntários e ex-residentes, que foram convidados a trabalhar no local após o término de sua internação por terem uma visão mais completa de como é a dependência e também saber lidar com o adicto.

  1. Finalidades

Recuperação do dependente químico e alcoólatra, com a finalidade de reintegrá-lo em sua família e sociedade.

  1. Objetivo

Proporcionar ao ser humano oportunidades para viver com dignidade e livre dos transtornos decorrentes do uso e abuso das drogas lícitas e ilícitas. Reintegrar a pessoa ao ambiente familiar e na sociedade, orientar e apoiar as famílias na fase da reintegração e convivência familiar, promover palestras nos diversos segmentos da sociedade civil, visando sempre à prevenção do uso de drogas.

O tratamento terapêutico tem duração de seis a nove meses, mas não em regime compulsório, e baseia-se em princípios metodológicos; na laborterapia que é trabalho na comunidade; espiritualidade, reuniões de 12 passos para o cristão e reuniões de sentimentos; disciplina – 12 passos dos Alcoólicos e Narcóticos Anônimos; tratamento psicológico – terapia em grupo e individual; e o GAR - Grupo de Apoio Renascer – destinado ao trabalho com os familiares.

  1. Demandas Atendidas

Somente pessoas do sexo masculino a partir de 18 anos.

  1. Principais Características da População Atendida

As principais características da demanda atendida são: homens dependentes químicos e alcoólatra, com idade a partir de 18 anos, independente de sua situação financeira, religião, ideologia, nacionalidade, orientação sexual, antecedentes criminais, etnia e origem, visto que não é necessário que o indivíduo more em Pirassununga. A Casa Renascer aceita contribuições das famílias, porém aqueles que não têm condição de pagar fazem parte do social que compõe hoje a maioria dos residentes.

  1. Estrutura e funcionamento da organização: Hierarquia e Organograma:[pic 3]

[pic 4]

O responsável legal pela CASA RENASCER é o presidente e o vice-presidente, que são eleitos após votação e cumprem o mandato de dois anos. A métodologia da terapia de grupo técnica é composta pelos profissionais graduados que são: uma psicológa, um médico e uma assistente social. [pic 5]

A Psicóloga realiza o acompanhamento com os internos semanalmente, a terapia é individual e grupal, há também a realização de dinâmicas.

A avaliação médica é realizada mensalmente, e é efetuado um prontuário para cada atendido em que consta o diagnóstico de cada um. A solicitação de exames ficam a cargo dos profissionais e são realizados com regularidade, inclusive exames de doenças contagiosas.

A Assitente Social é voluntária e faz o acompanhamento dos internos três vezes por semana na clínica e às segundas no GAR com as famílias. Realiza conversas com temas como direitos humanos, inserção ou reincerção dos residentes em escola, mercado de trabalho, ambiente familiar. Avalia a documentação civil de cada um, e caso necessário, as providência.

Há o acompanhamento de uma nutricionista que elabora o cronograma da alimentação diária.

A CASA RENASCER conta com uma equipe de triagem formada por voluntários e educadores sociais com formação pela FEBRACT (Federação das Comunidades Terapêuticas), os mesmo são responsáveis pelo acolhimento e avaliação de cada caso, orientação sobre o programa de tratamento, e sua sistemática, que reforça a necessidade do comportamento e intenção de se recuperar. O fluxo de referência fica a cargo da equipe e quando necessário outro tipo de atendimento é resguardada a opinião do assistido e seus familiares. Há um manual de normas e rotinas norteador da equipe, além dos doze passos e doze princípios.

As reuniões no GAR – Grupo de Apoio Renascer – com as famílias são realizadas uma vez por semana, às segundas-feira das 20h às 22h, e os coordenadores orientam os familiares sobre as visitas que acontecem mensalmente, e é explicado como deve ser o primeiro contato após a internação, o que deve ser evitado, inclusive nos assuntos, e o que poderá ser levado no dia da visita, entre outas coisas. Além do acompanhamento do vículo familiar.

A metodologia da espiritualidade é baseada em ensinamentos bíblicos e incluem canções, danças e meditação, e são realizadas por voluntários.

  1. Recursos humanos, financeiros e outros necessários para o alcance dos objetivos da Instituição:

Os Recursos Humanos contam com: 01 Psicóloga, 01 Médico, 01 Assistente Social, 01 Secretário, 03 Educadores Sociais.

Os Recursos Financeiros são provenientes de verba municipal, doações e contribuições, eventos beneficentes, bazares, rifas.

  1. Serviço Social na Instituição
  1. Origem do Serviço Social na Instituição

Por se tratar de uma Comunidade Terapêutica é extremamente necessário que haja um Assistente Social por este ter o conhecimento sobre as políticas públicas e os diretos humanos. O profissional neste caso não atua apenas na execução de programas sociais, mas também no planejamento e na avaliação de programas e projetos da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (197.1 Kb)   docx (243.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com