TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica

Ensaios: Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

Ética aplicada.

1. Defina ética aplicada, citando e caracterizando cada um de seus campos.

É aquela que atua no meio social, estudando a conduta e a aplicação de costumes nesse meio. Continua tendo caráter reflexivo da ética geral, mas em questões particulares de áreas diferentes a cerca de questões específicas como:

* Ética Profissional; se dá no mercado de trabalho que é de extrema importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários.

* Ética Ambiental; que se adequa ao meio ambiente e às necessidades do mundo moderno atual.

* Bioética; que é um estudo de várias áreas como Ciências Biológicas, Ciência da saúde, Direito e Filosofia; Estudo que visa investigar as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana, animal e da responsabilidade ambiental.

2. Porque a ética profissional se caracteriza pelo diálogo multidisciplinar? Exemplifique com a Administração.

O ser humano é multidimensional, cada indivíduo tem sua identidade, portanto precisamos de algo que abranja todos eles. A ética teve de se aperfeiçoar para chegar neste grande nível de abrangência, devido aos atributos culturais.

A ética se precisa ser multidisciplinar, pois é de suma importância para o crescimento pessoal e profissional de cada pessoa de uma determinada empresa, trazendo para a profissão de administrador, é necessário para aumentar o nível de produção, favorece para um ambiente harmonioso, respeitoso e agradável, aumenta a credibilidade da empresa, respeita a hierarquia existente, respeitam as regras e normas, tudo isso visa um crescimento de cada um.

3. A relação da Administração com a ética aplicada é evidente no caso da ética profissional. No caso da ética do meio ambiente, também podemos estabelecer uma relação com a Administração? Em qual situação?

Sim, dependendo da instituição é mais evidente, outras fazem uso de métodos simples, como a coleta seletiva dos materiais.

A ética nas organizações

4. De acordo com o texto, existem várias motivações positivas para o crescente interesse quanto à ética empresarial. No entanto, uma dessas motivações, o modismo, ao invés de contribuir para a criação de uma efetiva cultura ética nas organizações, tende a criar um quadro desfavorável para a implementação dessa cultura. Comente, justificando, o ponto de vista da autora.

O modismo é aquilo que não vai além, que é mentiroso e que gera um efeito contrário. Se todos se adaptam a este modismo não seguindo às regras éticas, criamos um ambiente do qual ninguém consegue seguir os padrões éticos.

5. Em que medida “o administrador desempenha papel decisivo para que a empresa converta-se em um verdadeiro espaço ético”?

O administrador pode criar um código de ética e de conduta dentro da empresa, pois ele faz parte das decisões da mesma, conseguindo assim criar um espaço de trabalho harmonioso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com