TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Proficional

Artigos Científicos: Etica Proficional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  2.712 Palavras (11 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA - UNIDERP – POLO CASTRO

SERVIÇO SOCIAL

Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III

Acadêmicos:

Adriano Roberto dos Santos – 413020

Allana Claudia Belon do Nascimento – 425847

Deize Caroline Penteado 409894

Delvair Batista Lemonie - 409292

Isabelle de Cassia Kakimoto Iarosinski – 424495

Leila Nowaski Do Prado 8345782901

Muniky Koch da Silva 435663

Titulo da Atividade: AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Professora: Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Introdução

Este presente artigo apresenta em breve análise, caráter introdutório. As possibilidades do Assistente social no Mundo Contemporâneo e sua importância nos dias de hoje.

Propõe apresentar uma visão panorâmica do Serviço Social na atualidade, considerando esta temática central: Tendências para sua área no mercadode trabalho brasileiro e na contemporaneidade como os desafios encontrados na profissão.

O Assistente Social consiste em transformar o cotidiano para proporcionar os resultados concretos onde a profissão se consolida e se materializa, permitindo a união das dimensões instrumental, técnica, política, pedagógica e intelectual da intervenção profissional. Tendo visão integrada entre os diversos elementos a importância de agir metodologicamente, com base no conhecimento do objeto sobre o qual se trabalha, a fim de estabelecer as estratégias da ação profissional com vistas à construção de uma instrumentalidade eficiente e ética para o contexto político atual, Através da intervenção o Assistente Social provocará o desenvolvimento de uma consciência teórica de modo a assegurar participação e que permitem identificar um descompasso entre teoria, prática e imagem profissional. Fica claro que a prática demanda instrumentos e técnicas e o que infelizmente se identifica é que o fazer profissional atual remonta aos primórdios da profissão.

Na sociedade contemporânea sabemos que a desigualdade social é decorrente de um contexto de expropriação do trabalho e dos direitos sociais; que a sociabilidade entre os homens estabeleceram que as relações fossem determinadas e essa imposição social provocou divisão entre os próprios homens, legitimou a divisão social de classes e elucidou a questão social. A desigualdade social apresentada hoje é a metamorfose das características do modo capitalista de produção, e a questão social se apresenta nos dizeres de Iamamoto, com uma nova roupagem, evidenciando a naturalização dessa questão social e a banalização do homem.

A questão social é o eixo central do trabalho do assistente social, que as demandas da população exigem respostas políticas à luz do projeto ético-político do Serviço Social. Apresentada por suas manifestações tais como a miséria, o trabalho escravo e infantil, a falta de acesso à saúde, educação, a violência e suas multiformas, entre outras mais, representa a fragilidade na legitimação política, na intervenção do Estado com propostas aludidas nos mínimos sociais, na ausência da sociedade civil na efetivação de direitos e na ideologia capitalista/burguesa.

Na contemporaneidade há crise no mundo do trabalho, e tal crise potencializa a questão social, pois segundo Iamamoto (2008, p. 140), “o trabalho encontra-se no centro da questão social: tanto as formas de trabalho, quanto a apologia do trabalho, ou seja, sua louvação ou beatificação expressa na ética do trabalho’”.

O desemprego potencializa a desigualdade social, leva o sujeito à margem da sociedade, provoca a esta parcela da população a mais humilhante das condições humanas, esta parcela está banalizada, pois perante a sociedade capitalista as políticas sociais já são suficientes, e tal fato (o desemprego) é natural, conseqüência lógica e necessária à permanência do capital. Iamamoto parafraseando Octavio Ianni nos diz que:

No pensamento social brasileiro, a questão social recebe diferentes explicações e denominações: coletividades anormais, sociedade civil incapaz, povo amorfo, sendo o tom predominante a suspeita de que a vitima é culpada, e a pobreza, um estado da natureza (IANNI apud IAMAMOTO, 2008, p. 140).

É neste contexto social de desigualdade, refrações políticas, perda dos direitos sociais, de reprodução da rebeldia e da resistência que atua o assistente social. É com este panorama de demandas que se desenvolvem as repostas profissionais, a partir do compromisso ético-político, da competência técnico-operativo e do conhecimento teórico-metodológico.

A ação profissional está envolta em conflitos, articulações políticas e econômicas, e a interesses individuais; o processo de trabalho do assistente social transita por todas as formas de expressões da questão social, em todas as áreas e ou setores, e segmentos. Requerem deste profissional resposta articulada às reais necessidades da população. A proposta do projeto ético-político da profissão, que preza pela liberdade e democracia. Através de estratégias construtivas de um trabalho social voltado à classe trabalhadora e a parcela expropriada deste trabalho, vitimizada pelas relações sociais de produção e reprodução capitalista.

A realidade exige do assistente social um profissional com conhecimento generalista crítico, capaz de desenvolver caminhos para a emancipação política do sujeito. Para isso é necessário articular forças coletivas, sejam elas dos setores institucionais e movimentos sociais; tornar os espaços públicos realmente públicos; reorganizar os espaços representativos da classe trabalhadora; efetivar ações sociais que conduzam ao planejamento, e avaliação de políticas, programas e projetos sociais, tão como na gestão de recursos e de pessoal; “a categoria dos assistentes sociais, articulada às forças sociais progressistas, vem enviando esforços coletivos no reforço da esfera pública, de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com