TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica e moral- preliminares

Seminário: Etica e moral- preliminares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Seminário  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Graduação a Distância - Curso de Ciências Contábeis

Acadêmico: ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬SONIA MARIA

Disciplina: Ética Geral e Profissional

Professor Esp. Neil Garcia Romeiro

Aula 01 – ETICA E MORAL- PRELIMINARES

ATIVIDADE

1) Leia o material, letras da música “É preciso saber viver” e apresente sua opinião sobre a importância da vida em sociedade e profissional.

A vida em sociedade cria um sistema de valores e exige que sejam cumpridos a fim de que possamos conviver de forma civilizada seja na comunidade civil ou profissional. Seguindo os códigos de conduta da profissão e da sociedade cria-se a possibilidade de convívio harmônico entre os entes da comunidade. Viver da melhor maneira possível de acordo com nossas possibilidades é imprescindível, difícil, mas com um pouco de consciência poderemos discernir o certo do errado, o justo do injusto e fazer escolhas saudáveis para nosso dia-a-dia.

Viver bem, saber viver e conviver não é uma tarefa fácil muito menos simples, mas necessária. Sozinhos não conquistamos a felicidade, o maior objetivo de todos os seres humanos, seja na profissão ou na sociedade familiar ou civil. Nossas realizações dependem dos outros, de nós, dessa convivência e de nossas escolhas que torna complexa a nossa existência. Somos sujeitos da realização de nossos sonhos . Aprendemos com nossos amigos, grupo de trabalho, com nossa família a dar sentido ao nosso caminhar e que este estará sempre em construção até a nossa morte. Não somos serem finitos, viver é um desafio do nascer ao morrer e a vivência do dia-a-dia irá esculpir nossa humanidade, nossa personalidade, nosso caráter e nosso jeito de ser.

2) Defina em sua opinião o que é ética e moral com base na aula.

ÉTICA- reflexão das coisas humanas (Aristóteles), é saber desconfiar dos valores morais e saber refletir sobre eles para que possamos evoluir como seres. Trata-se da parte da filosofia que se ocupa da reflexão sobre o agir humano. A ética analisa, questiona, critica, orienta, problematiza, interpreta e indica princípios sobre as práticas morais da sociedade.

A ética fomenta a discussão destas práticas, mas refletir cautelosamente é fundamental para não entrarmos no radicalismo.

MORAL- costume, conhecimento passado de geração em geração em todas as culturas.

Em todas as comunidades humanas foram criados sistemas de valores e normas morais para possibilitar a convivência social. Um conjunto de regras de vida em comunidade de acordo com seus princípios morais, religiosos e individuais sem os quais a vida em sociedade seria conflitante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com