TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnocentrismo

Por:   •  20/6/2015  •  Dissertação  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

ETNOCENTRISMO

Etnocentrismo é um conceito da Antropologia, “ethnos” é de origem grega que significa “nação, tribo ou pessoas que vivem juntas” e centrismo significa centro, ou seja, etnocentrismo é um termo usado para definir pessoas que acreditam que seu grupo étnico ou cultura é o centro de tudo e que seu grupo é mais importante que outras culturas e sociedades.

Pessoas etnocêntricas acreditam que sua cultura e crença é melhor e superior a qualquer outra, isso acaba tornando-os preconceituosos e intolerantes com outras pessoas, hábitos e culturas. Para os etnocêntricos ser diferente é algo errado, tamanha ignorância acaba levando ao desrespeito e impedindo que conheçam novas culturas, o que é terrível para o aprendizado humano porque novas culturas podem trazer novos conhecimentos e outras maravilhas que podem ser aderidas. Muitas vezes quando culturas mais frágeis entram em contato com culturas mais dominantes e avançadas acabam se submetendo (mesmo que contra a vontade) aos domínios de outra cultura.

        É importante como seres humanos respeitarmos outras culturas e outras formas de vida mesmo quando não fazemos parte dela ou não concordamos com suas crenças, estar aberto a novas ideias, novas formas e novas culturas nos faz crescer como pessoa, isso não significa que devemos obrigatoriamente aderir novos padrões à nossas vidas mas que devemos evoluir e respeitar os outros. O etnocentrismo nos impede de aceitar tudo aquilo que é diferente. Tratar uma cultura diferente como inferior, sem valor e primitiva é uma ideia errônea, a diversidade sempre existiu e é o que mantém o mundo.

        As culturas naturalmente possuem bases e estruturas diferentes, dando significação à vida de formas distintas. Pode-se dizer que cada um considera sua própria cultura mais sofisticada que as outras culturas, tomar conhecimento do outro sem aceitar sua lógica de pensamento e de seus hábitos acaba por gerar uma visão etnocêntrica e preconceituosa, indo contra a ideia de integração global.

        Digamos que em um país as pessoas comam o mesmo tipo de comida, vestem as mesmas roupas, escutem o mesmo estilo de musica, vivam em casas parecidas, gostem das mesmas coisas, tiveram as mesmas vivências, ou seja, neste local existe um padrão de pessoas e de repente surge um grupo que fala outro idioma, veste roupas diferentes, tem aparência diferente, constituição familiar diferente, come coisas diferentes. Alguém que não está habituado a ver pessoas diferentes ou indisposto a conhecer diferentes culturas pode vir a ter uma atitude etnocentrista pelo espanto, insegurança, medo ou ameaça que sente ao ver uma pessoa fazer algo que está fora da sua cultura, diferente do que considera certo.

        Uma cultura que tem hábitos diferentes do nossos não é anormal e não é porque consideramos as nossas crenças certas que devemos hostilizar as crenças alheias. Culturas diferentes ao invés de serem incompatíveis podem se tornar complementares uma a outra, diversidade não significa ameaça mas sim uma alternativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com