TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnografia na Educação Infantil – CMEI Constantina Henkel

Por:   •  18/11/2018  •  Seminário  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 9

Docente: Asher Brum.

Discente: Fiama Indianara Prasnieski

Disciplina: Antropologia II.

                Etnografia na Educação Infantil – CMEI Constantina Henkel

O presente trabalho fora escrito como critério avaliativo à disciplina de Antropologia II do curso de Ciências Sociais. A pequena etnografia descrita fora feita em um CMEI na cidade de Toledo-Pr, precisamente com crianças entre 3 à 5 anos de idade.

Neste pequeno trabalho mostrarei um pouco do aprendizado contraído ao longo desse ano na disciplina de prática de Ensino, (estágio) onde tal amostra se faz presente em um CMEI na educação infantil, saindo dos padrões aplicados somente em Ensino Médio mostrando assim que a Sociologia pode estar inserida com ótimos resultados também na educação infantil.

E para este utilizo-me do teórico Malinowski (1978), mais precisamente sua obra intitulada “Os Argonautas do Pacífico Ocidental” onde este trás o fazer antropológico e revoluciona toda a pesquisa do antropólogo acabando com a ideia do “antropólogo de gabinete” e inserindo a “observação participante, e o diário de campo” aonde o antropólogo vai a campo com o nativo, fazendo com que este interaja, porem não se torna um dele. E neste trabalho podem-se observar alguns dos pontos importantes para o método defendido por Malinowski onde se faz presente a observação participante; já que fora feito com uma proximidade continuada com um dado grupo social, e houve métodos de coleta e registro de anotações das observações feitas, igual à um diário de campo, também fora efetuada entrevistas com as crianças, além de registros visuais (fotografias), e me guiei enquanto objetivos científicos entender a representação do discurso racista em crianças da educação infantil.

Em meu primeiro dia no CMEI, observei os fatores externos e internos que compõem essa instituição de ensino. Primeiramente a partir do decreto n°389 de 22 de Janeiro de 2007 esta, fora autorizada a exercer suas atividades através da portaria 051/2007 de 09 de Novembro de 2007, e o CMEI recebeu o nome da Professora Constantina Henkel por ser uma homenagem a esta que fora uma servidora do município e teria exercido por um longe tempo seu trabalho como educadora neste município. O CMEI está localizado na zona urbana do município de Toledo-Pr.

Esta instituição de ensino atende crianças do Bairro Jardim Coopagro e dos loteamentos Fachini, Fiasul, Orquideas e zonas rurais próximas ao bairro.

Este CMEI consta com um espaço construído de 324,83m² sendo essas: 1 sala de direção, 1 sala dos professores, 4 salas de atendimento às crianças divididos em berçário I, berçário II, maternal I, maternal II, 1 refeitório, 1 lavanderia, 1 cozinha, 1 lactário, 2 trocadores, 2 banheiros para uso das crianças contendo 2 chuveiros, 2 pias e 2 instalações sanitárias cada, 1 almoxarifado, espaço externo, pátio 1 parque com grama sintética e casa de boneca.

O CMEI atende na modalidade de Escola Municipal com crianças de 0 até 5 anos.

Cada turma atendida, consta com dois professores em período integral de 7 ou 8 horas diárias levando em consideração a estrutura física de cada sala, além de ser indispensável a hora-atividade dos professores e o atendimento de qualidade, a estada de dois educadores “volantes” em período integral, esses nomeados de professores de projeto que proporciona a hora-atividade. Atualmente o CMEI consta com 84 alunos dados esse do ano corrente.

O berçário I e II consta  com 16 crianças, o maternal I eII consta com 26 crianças.

O horário de atendimento do Centro Municipal de Educação Infantil é de segunda a sexta-feira nos períodos da manha e tarde, das 07:30 às 18:00 horas. O atendimento à essas crianças são conforme o horário definido no ato da matricula e conforme a disponibilidade de vagas, podendo assim permanecer em período integral ou somente no meio período.

A população que procura o CMEI grande maioria são morados do Bairro Jardim Coopagro e do Loteamento Fachinni. E a faixa etária dos pais das crianças está na faixa dos 26 à 32 anos. Dentre a escolaridade dos pais, grande maioria cursou e concluiu o Ensino Médio, já em relação ao trabalho dos pais, é possível observar que maioria dos pais são trabalhadores de empresas, e este fato fora observado através do turno procurado para as crianças, a maioria busca o turno integral.

No que tange o perfil dos professores, o CMEI tem atualmente em seu quadro de servidores, 1 diretora, 11 professores, 1 assistente em desenvolvimento social, 1 cozinheira, 2 auxiliares em serviços gerais.

A diretora Paula Klassen tem magistério, nível médio e ensino superior em pedagogia. E está a frente da direção do CMEI desde 2016.

  A turma no qual fiz a observação lecionam duas professoras ambas formadas em pedagogia, o método de trabalho proposto por elas se baseia no lúdico, dentre elas brincadeiras livres no parque do pátio, rodizio de jogos e brinquedos, desenho coletivo, dentre outros promovendo assim a interação entre as crianças a fim de gerar o desenvolvimento da criança de forma lúdica já que estamos tratando da educação infantil e, sobretudo da criança de 4 anos.

No entanto há muitos problemas apontados pelas professoras, em geral o principal está na desvalorização enquanto educadora de CMEI – ou seja, salario baixo, recursos e falta de professores, uma vez que há salas que constam com 26 crianças para somente 2 professoras. Para elas o quadro de profissionais dentro da sala para essa quantidade de aluno é pouco, e de fato na minha observação pude contatar que de fato é difícil para 2 professoras apenas darem conta das crianças, uma vez que estas se dispersam rapidamente, além de necessitarem de ajuda para ir ao banheiro ainda – no entanto não é de hoje que sabemos da precarização do trabalho especialmente se tratando na área de educação sobretudo professores e quando observado na educação infantil ou seja no ensino municipal esta precarização se agrava.

Durante o período em observação a relação entre funcionários e professores ocorre de forma bem harmoniosa e conjunta no que tange a funcionalidade do CMEI como um todo enquanto uma instituição de ensino.

Já em relação a turma observada no caso o Maternal II que são crianças de 4 a 5 anos de idade, esta era muito agitada, impaciente, o que constantemente fazia com que a relação de professor com aluno se tornasse algo perturbador para ambos. Lembro-me de um fato ocorrido onde a professora cansada de pedir para um aluno sentar, ela de repente gritou: “PARAAAA” e a criança gritou de susto e começou a chorar, ou seja, se assustou com a atitude da professora, logo após o ocorrido esta colocou ele de castigo, enquanto a outra professora foi ao parque com o restante da turma e ela ficou com ele na sala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com