TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evisão da gestão das pequenas empresas

Projeto de pesquisa: Evisão da gestão das pequenas empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................................................ 3

1 QUESTÕES PROPOSTAS .......................................................................................... 4

CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................ 7

REFERÊNCIAS .............................................................................................................. 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho possui a finalidade de proporcionar a todos, uma visão geral da administração de pequenas empresas, a partir de um caso prático e real, com enfoque no empreendedorismo, na estratégia, na tecnologia da informação e no direito empresarial.

1 QUESTÕES PROPOSTAS

1.1 Juridicamente falando, esta terceirização é viável para a empresa? Ela retirará da empresa a responsabilidade e o vínculo trabalhista com relação aos motoboys? Explique, identificando o conceito de relação trabalhista com seus principais elementos, bem como buscando uma jurisprudência relacionada ao tema ( não necessariamente sobre motoboy, mas sobre atividades terceirizadas e configuração ou não de vínculo trabalhista).

Resposta: A terceirização passa a ser viável para a empresa quando esta impede a alta rotatividade de funcionários, isso causa prejuízo a empresa com despesas trabalhistas, treinamento, etc. Parte das responsabilidades ( a maior) cabe então a empresa terceirizada em favor de seu funcionário, mas a empresa contratante possui sua parcela (menor) de responsabilidade para com o mesmo, entre elas, proporcionar ao seu funcionário segurança em seu ambiente de trabalho.

1.2 Realmente o melhor caminho a seguir seria a terceirização das entregas? Até que ponto seria interessante a perda de controle sobre essa atividade?

Resposta: A terceirização é viável quando a mesma resolve problemas que causam prejuízo a empresa, como a descredibilidade com o cumprimento de prazos, o gasto com a contratação e demissão de funcionários, etc. A perda de controle dessa atividade será interessante até quando favorecer um maior controle sobre outras áreas da empresa e favorecer tanto a empresa contratante quanto a contratada.

1.3 Mesmo confiando em seu melhor “ex-funcionário, foi uma decisão estratégica correta torná-lo independente e ao mesmo tempo tornar-se dependente dele?

Resposta: Sim, no meu ponto vista, uma vez que o mesmo demonstratava compromisso, responsabilidade e flexibilidade, caracteristicas que a empresa precisava e não encontrava quando possuia o controle dessa atividade.

1.4 Aponte e explique 03 (três) pontos favoráveis à estratégia adotada e três pontos contrários.

Resposta: Favoráveis – Flexibilidade – Compromisso – Agilidade, estas três características permite a empresa cumprir seus prazos e conquistar mais clientes fidelizando os mesmos e atendendo ao desejo deles. Desfavoráveis – Perca do controle da atividade – Dependência.

1.5 Quais seriam as ameaças que a empresa enfrentaria a partir dessa mudança, com base no fato de que o ex-funcionário também enfrentaria dificuldades com os colaboradores descompromissados e eventualmente a mesma rotatividade que a gráfica enfrentava com seus entregadores?

Resposta: A ameaça seria em estruturar a empresa do ex-funcionário, e elaborar um plano de contingência para suprir futuras carências no início da nova empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com