TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Do Contexto sócio-histórico

Casos: Evolução Do Contexto sócio-histórico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÃO 1- Karl Marx (1818-1883) é um dos pensadores que melhor descreveu a sociedade moderna capitalista. Com base nos estudos, aponte os principais conceitos da teoria marxista. (Valor 2,0)

O trabalho é à base da economia e obra particular do ser humano, através dele o mesmo aprende a se servir de bens que a natureza pode oferecer, um desses meios é a terra, esta por sua vez, pode gerar lucros. Mas para que o trabalho torne-se eficaz não basta somente querer, é preciso agilidade e conhecimento para explorar o que ele tem de melhor a oferecer e isso se adquire ao longo do tempo.

Segundo a teoria marxista antes do capitalismo a sociedade tinha o trabalho como renda para o sustento e fator integral do individuo no conhecimento igualitário.

Antes do capitalismo quando a sociedade começa a produzir acima da sua necessidade, inicia-se uma acumulação de mercadoria, trazendo consigo um alargamento do método de trabalho e um meio de exploração do trabalho humano. O trabalhador tinha as matérias-primas e ferramentas necessárias para o trabalho, e com o aumento da produtividade houve a necessidade de repartir as atividades que melhor atendiam as necessidades dos homens e mulheres, dividindo os trabalhos braçais, dos intelectivos.

Surgem então as relações de produção e força de produção que foram bases essenciais, pois foi por meio dessas que houve o aumento da produtividade e a habilidade de motivar novos conhecimentos.

O desenvolvimento do comércio veio a partir do momento em que houve o crescimento do trabalho escravo, com esse aumento do escravismo a produção também avançou, surgindo então à troca de mercadorias entre mercadores e os comerciantes. Logo após, novos conhecimentos de fabricação e comercialização fizeram com que surgisse o capital, consequência do acumulo de mercadorias no inicio do trabalho.

QUESTÃO 2- A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. Quais as vantagens e desvantagens da Globalização, os prós e contras da globalização da economia, os benefícios trazidos pela globalização, as desvantagens da globalização. (Valor 2,5)

A globalização é uma expansão de novos conceitos econômicos e tecnológicos, tendo sua origem a partir do momento que se descobriu a possibilidade de transportar-se de um continente a outro de diversas maneiras. Foi dessa maneira que novos continentes foram descobertos e de lá pra cá essa evolução se tornou cada vez mais acentuada, com novas descobertas e conquistas.

Os meios de transportes e comunicação foram uns dos grandes avanços conquistados, por meio deles tornou-se possível a troca de informações em tempo real, além de interligar países, tanto socialmente, quanto comercialmente.

É evidente que a globalização trouxe e ainda traz inúmeros benefícios para a sociedade, porém essas tais melhorias acarreta várias consequências à humanidade. Como não falar da revolução industrial que ocasionou uma grande melhoria na economia, mas que causou um grande desastre ambiental que persiste até os dias atuais. Vale abordar que a mesma tem sido uma das grandes causas de desemprego no mundo, pois com ela as empresas tornaram-se mais competitivas e a mão de obra mais barata, uma vez que as mesmas procuram evitar custos elevados, e um dos meios para evitar esses gastos é cortando mão de obra que eles acham dispensáveis. Além disso, essas empresas buscam qualificação profissional por parte dos funcionários, pelo fato de estarem em constante evolução, mas a maioria da população não está evoluindo tão rápido e essa demanda acarreta em inúmeros indivíduos sem qualificação em busca de emprego.

Se observar com atenção o meio no qual vivemos, espantamo-nos com a quantidade de indivíduos desempregados por não ter qualificação adequada. Há um avanço estupendo, que tem trazido inúmeros benefícios à população, na área da saúde, educação, segurança, locomoção, comunicação entre outros, porém é preciso que as politicas públicas invistam mais em qualificação profissional para que a sociedade evolua e se tenha um maior proveito dessas tecnologias.

QUESTÃO 3-. Apresente as origens e as características do neoliberalismo e de que forma ele repercute na intensificação da desigualdade social, da pobreza e da exclusão social. (Valor 2,5)

O neoliberalismo originou-se a partir de uma crise econômica em 1973, ele veio como uma solução para essa crise, defendendo a teoria de que o estado não pode participar da economia, protegendo a liberdade integral do comércio pensando que dessa forma aumentaria a concorrência e o desenvolvimento técnico do país e posteriormente o desenvolvimento na economia.

As suas principais características são:

• Mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;

• Pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;

• Política de privatização de empresas estatais;

• Livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização;

• Abertura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com