TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ex de Relatorio Unopar Apae

Por:   •  29/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

                SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO-SOCIAL – 5º SEMESTRE

Fabiola Viana Sôtelle

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I SERVIÇO-SOCIAL

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

[pic 3]

COLATINA

2019

Fabiola Viana Sôtelle

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I SERVIÇO-SOCIAL

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

Relatório de Estágio apresentado ao curso serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório l - 5º semestre.

Orientador:

Tutor eletrônico: Daiane Adamo Cardoso

Tutor de sala: Jesiane Kumm

Colatina

2019

CARACTRIZAÇ ÃO INSTITUCIONAL

A APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma Instituição filantrópica sem fins lucrativos de caráter assistencial, educacional, cultural, saúde, esportivo e que executa muita suas atrasações com objetivo de tratar, prevenir a deficiência,  promovero bem-estar, o desenvolvimentoe a inclusão social de pessoas com deficiênciado município de Governador Lindenberg.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae ) no Brasil nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional.

Hoje, no Brasil, essa mobilização social presta serviços de educação, saúde e assistência social a quem deles necessita, constituindo uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, que hoje conta com cerca de 250 mil pessoas com estes tipos de deficiência. As APAES fazens trabalhos como na area da saúde acompanhamento a pessoa com deficiência, em todo o seu ciclo de vida, nas mais diversas especialidades, desde a prevenção a reabilitação, com atenção especializada, na educação

apoio intensivo e atendimento educacional especializado ao estudante com deficiência intelectual e múltipla incluído na escola comum nas séries iniciais de ensino fundamental, na assistencia social alianças estratégicas com vários setores e segmentos sociais para a melhoria da qualidade de vida e inclusão da pessoa com deficiência. Com isso desenvolvem consigo proteção defesa e garantia de direitos de pessoas com deficiência nas mais diferentes instâncias, visando suas necessidades de desenvolvimento, saúde e bem-estar, e combatendo a violência e a exploração, capacitação habilitações profissionais em variados ofícios, voltadas às aptidões dos aprendizes a fim de desenvolver suas atividades sociais e autogestão desenvolvimento da autogestão, autodefensoria e convivência em família da pessoa com deficiência intelectual.

Contextualização Histórica da Instituição

APAE CAEE IRENE SUELA PRANDO Governador Lindenberg

A APAE-Associação de Pais e Amigos dos excepcionais de Governado Lindenberg/ES, é uma Associação Civil, Filantrópica. Tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviço, apoio á família, direcionadas a melhoria da qualidade de vida da pessoa com necessidades especiais e a construção de uma sociedade justa e solidaria.

Fundada em dez de dezembro de dois mil e quatro, a fundação da APAE representou um avanço significativo no patamar das causas sociais para o nosso município. Assim, em fevereiro de dois mil e oito, o Centro de Atendimento Educacional Especializado “Irene Suela Prando”, iniciou suas atividades, de caráter educacional, clinico e assistencial, o CAEE “Irene Suela Prando”, oferece atendimentos a crianças, jovens e adultos com deficiências: Intelectual, Múltipla e TND (transtorno Neurodesenvolvimento).  Atualmente a entidade recebe cerca de trinta e sete usuários sendo: 22 alunos, não inseridos na rede regular de ensino que frequentam a Sala de Artes, todos recebem atendimento Fonoaudiólogo, Fisioterapêutico e Psicológico de acordo com sua necessidade além de atender sessenta e três pacientes do município nesses setores sendo vinte e nove no setor de Fonoaudiologia e doze no setor de fisioterapia, vinte e dois Psicologia. A entidade conta com uma equipe de doze funcionários sendo: Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Psicóloga, Diretora, Assistente Social, Pedagoga, Professor de AEE, Professor de Educação Física, Educadora de Artes, Secretaria, Cuidadora, Cozinheira, Auxiliar de Serviços Gerais.APAE de Governador Lindenberg esta situada na rua Rodovia Dário Salvador -0-, bairro Córrego Quinze de Novembro, CEP 297000, estado Espirito Santo como CNPJ 7259669000141.

Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional da Associação de Pais e Amigos dos excepcionais de Governado Lindenberg–APAE é composta por: Assembleia Geral, Conselho Fiscal, Conselho de Administração e Diretoria Administrativa.

A Instituição atua em três áreas sendo na educação, na saúde e na Assistência Social, tendo uma abrangência regional, atendendo pacientes do Município de Governado Lindenberg. A APAE é uma Instituição filantrópica da região e aprestar serviços de saúde voltados especificamente às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, síndrome e altashabilidades. Tem um quadro de profissionais uma equipe de doze funcionários sendo: Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Psicóloga, Diretora, Assistente Social, Pedagoga, Professor de AEE, Professor de Educação Física, Educadora de Artes, Secretaria, Cuidadora, Cozinheira, Auxiliar de Serviços Gerais.

Objetivo Institucional

Naturezasdos Programas e Projeto

Promovera melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência preferencialmente intelectual, em seus ciclos de vida, adolescente, adultos e idoso, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania e articular serviços e programas de prevenção, educação, saúde, assistência social, esporte, lazer, visando à inclusão social da pessoa com deficiência.

Política Social

Na Instituição são desenvolvidas a sseguintes políticas: Educação, através do centro de atendimento educacional especializado,  saúde, Clínica de Habilitação e Reabilitação e Assistência Social todas são em basadas em leis, decretos e normas específicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (365.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com