TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio fina de estagio 5 semetre pedagogia unopar

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.157 Palavras (17 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

ANDRESSA APARECIDA DE ARAUJO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  – Gestão Escolar

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

WENCESLAU BRAZ

2014

ANDRESSA APARECIDA DE ARAUJO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  –  Gestão Escolar

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Renata Almeida

Tutor de sala: José Aramis

Wenceslau Braz

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

        

3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR

3.1ANÁLISE E DESCRIÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

4  PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO

4.1Proposta de Intervenção e Atividades Desenvolvidas

5 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO

6  MOSTRA DE ESTÁGIO

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é descrever o que aconteceu no Estágio Supervisionado de gestão realizado na Escola Municipal Anselma Maluf Dabul com a finalidade de ver como são as crianças atendida, infraestrutura, profissionais envolvidos e comprometidos com o processo de ensino e aprendizagem realizado pela escola, convênios e demais parcerias firmadas pela instituição.O Estágio Supervisionado tem como objetivo principal disponibilizar ao aluno do curso de pedagogia um contato com a real situação dos locais onde o futuro pedagogo poderá atuar, proporcionando a observação prática dos assuntos teóricos abordados em sala de aula aumento significativamente seus conhecimentos.

              Cumprir a legislação e, sobretudo pela análise dos processos de ensino-aprendizagem, das relações de trabalho, das condições salariais, das condições materiais da escola, do papel da equipe pedagógica- administrativas e da relação aluno-professor nas interações de sala de aula, definir o processo de construção do conhecimento é fator fundamental para que mesmo não seja fragmentado e sim tratado na sua totalidade, numa visão crescente e espiral, elaborar e aceitar sugestões em nossa carreira profissional. Buscar habilidades e potencialidades para a promoção do educando sabendo posicionar-se de maneira crítica e responsável nas diferentes áreas e situações sociais, entender a cidadania como construção coletiva, social e política, bem como o exercício de direitos e deveres.

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio 

O estágio foi realizado entre os dias 14/04 a 05/05 de 2014, na Escola Municipal “Anselma Maulf Dabul” que oferece Ensino Fundamental e Infantil. Funciona das 7:30 as 11:30 e das 13:00 as 17:00. Conta com um corpo de funcionários no total de 22 funcionários, sendo uma diretora, uma secretária, quatro funcionarios da limpeza e cozinha, 15 professores e duas pedagogas.

Tem um total de 177 alunos, salas amplas, 10 no total, pátio externo, quadra aberta, refeitório, cozinha e sanitários.

O estágio consistiu na observação do trabalho do gestor, da rotina da escola, e a vivência cotidiana no dia a dia. Os funcionários trabalham em equipe, apesar de pouca convivência entre eles. As pedagogas estão a disposição dos professores para orientar, acompanhar e coordenar o trabalho dos professores.

        Os funcionários em geral, receberam muito bem a estagiária na escola, contribuindo para o presente relatório funções que atuam (orientação, supervisão, coordenação, outra): Direção, orientação, coordenação, docencia.Foi possível verificar na prática a atuação da pedagoga em várias situações diferentes, desde o auxilio na elaboração da Proposta Político Pedagógica, no desenvolvimento dos planos de aulas, na solução de problemas trazidos pelos pais dos alunos ou até mesmo entre os demais profissionais e também suporte nos eventos realizados pela escola. Os resultados obtidos pela gestora escolar e suas ações e metas também foram observadas no decorrer do estágio, contemplando assim toda a rotina escolar.Antes do inicio das aulas todos os alunos formam filas de acordo com sua respectiva turma para que possa ser feita uma oração, após este período os alunos são encaminhados à sala de aula pelo próprio professor. Toda organização, coordenação, planejamento e execução dos programas de ensino e os serviços administrativos passam primeiro pela diretora para possibilitar um desempenho regular das atividades docente e discente. As pedagogas articulam os trabalhos pedagógicos, acompanham o desenvolvimento educacional dos alunos, acompanham o planejamento das atividades desenvolvidas durante o ano escolar e promovem junto à direção da escola a integração escola/família/comunidade com reuniões entre eles. Além de coordenar o planejamento e a implantação do Projeto Político Pedagógico na unidade escolar

3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR

3.1ANALISE E DESCRIÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (PPP)

A construção do Projeto Político Pedagógico pautou-se na ação conjunta entre professores, alunos, pais, funcionários e direção com base na realidade escolar e da comunidade que a cerca. Essa produção foi fruto de um trabalho coletivo, que vivendo num contexto em transformação, decidiu unir forças no sentindo de organizar o Projeto da escola, a qual os sujeitos estão envolvidos. Analisando a Proposta Pedagógica e o Regimento Escolar, pude observar uma profunda preocupação com o aluno e a qualidade do ensino ofertado pela instituição. Visando uma ação transformadora de uma sociedade democrática, a escola tem o desafio e o compromisso de tornar realidade para os seus alunos uma escola de qualidade, prazerosa e democrática, visando formar cidadãos ativos, críticos e coerentes com seu fazer e agir e envolvendo a todos, alunos, família, professores, enfim, toda a comunidade escolar. O estágio foi realizado no período vespertino, todos os dias para ver como funciona de verdade uma escola, como é a atuação do pedagogo no dia a dia foram vivenciadas varias situações diferentes mais de muito proveito para a vida profissional com pais de alunos querendo saber como seu filho esta, todos trabalham juntos professores, a equipe pedagógica e todos os funcionários se ajudam a diretora também se mostra muito presente, os professores tem planejamento escolar juntamente com a equipe pedagógica uma vez por semana para conversar e analisar sobre o ensino e a aprendizagem dos alunos, as dificuldades encontradas com alguns alunos, os objetivos a serem alcançados, além disso eles tem reuniões bimestrais com toda equipe da escola e juntamente com os pais, com o propósito de propor e aceitar sugestões visando  uma avaliação democrática.  O PPP da escola esta dentro da LDB 9394/96 suas metas são a diminuição dos níveis de evasão escolar, envolvimento e interação da comunidade com vistas a uma participação ativa, adequação da elevação da qualidade de ensino, unificação de linguagem didática, envolvimento dos docentes com as normas regimentais e disciplinares, alfabetizar em todas as áreas, formar cidadãos críticos e conscientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (176.4 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com