TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expressionismo Alemão e Ringer

Por:   •  2/9/2019  •  Resenha  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 4

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA)

Departamento de Ciências Sociais

Disciplina: Teoria Sociológica II – TO2 (35N12)

Docente: Gilmar Santana

Discente: João Elioberg da Silva Oliveira

Análise do filme O Gabinete do Dr. Caligari

        O Gabinete do Dr. Caligari é um filme produzido no ano de 1919 e lançando mundialmente em 1920, com a autoria de Carl Mayer e Hans Janowitz e direção do Robert Wiene. A cinematografia trazida pelo longa metragem introduz uma corrente de pensamento artística que se difundi na Alemanha, o expressionismo, na década de 20 e serve como influências para outros filmes como Metrópolis (1927), Fausto (1926) e influência a semana de arte moderna brasileira de 1922.

        A Alemanha no ano de 1919 adentra na República de Weimar que consistiu em um período de grande instabilidade econômica e social, impactada pela aceleração desenfreada da industrialização no país. O dualismo econômico no período Weimar entre uma política ortodoxa, um sistema que ia contra a democratização da cidadania alemã, a outra, uma administração representativa no sentido de inserir as massas na participação ativa e uma abertura democrática, foram fatores fundamentais para desenvolver angústias e revoltas na sociedade alemã.

        O filme tendo o Dr. Caligari como protagonista e acoplado a ele o Cesare, o personagem sonâmbulo, faz uma alusão ao dualismo impregnado no período de Weimar, a revolta que os cidadãos tinham devido à crise econômica, fazendo com que os alemães fossem contra a ordem. No filme, isso se reflete nas repetições de mortes misteriosas que aconteceram após a chegada de Caligari no município de Osterwald, criando a reflexão sobre a quem deve ser atribuída a autoria das mortes: Caligari ou Cesare que é instruído pelo o Doutor. Demostrando também a liberdade estética que o expressionismo tinha como um dos objetivos e comungando de um momento de insatisfação, após a primeira guerra mundial, que derivou uma autonomia por parte dos indivíduos ao Estado.

        No entanto, ao mesmo passo que essa cena reflete os antagonismos, no sentido de se manter estático aos acontecimentos que circunscrevia a Alemanha ou se manifestar contra a ordem vigente, ela também espelha o que foi problematizado por Ringer em seu texto “Racionalidade e Cultura”. A submissão de Cesare para com o Doutor remonta a participação dos mandarins na história alemã, Caligari assumindo a postura de um mandarim, aquele que ocupava grandes cargos, se distinguia pelo conhecimento educacional e fazia parte de uma formação da cultura, a intelligentsia, e Cesare ocupando o posto daqueles que não tinham os mesmo prestígios, ou seja, os trabalhadores.    

        Nesse sentido, com a instabilidade aflorada dos acontecimentos após a primeira guerra mundial, O Gabinete do Dr. Caligari vai tecer críticas ao período que a Alemanha passava. O expressionismo como uma arte que traduz e expõe a subjetividade do autor, vai servir como uma luva para responder os anseios que ali se desenvolvia. Assim, com a junção do teatro e do cinema, os criadores do filme conseguem expressar os sentimentos com uma fotografia fora da realidade: maquiagens bem marcadas que deixava os rostos dos atores brancos e com o preto declarava o sentimento de felicidade, tristeza ou revolta, a indumentária e uma atuação essencialmente teatral fizeram presente na construção de um ethos daquele período. A estética foi um fator fundamental para se comunicar com a realidade, pois consegue exprimir em nuances da subjetividade dos autores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com