TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extremismo religioso

Por:   •  16/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.813 Palavras (16 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 16

Nomes

TRABALHO DE PESQUISA CIENTÍFICA

SÃO PAULO

2016

Nomes

        

TRABALHO DE PESQUISA CIENTÍFICA

Trabalho de Pesquisa Científica apresentado à E.E Ermano Marchetti, como exigência para a conclusão do 3º ano do ensino médio

Orientador: Professor Henrique

SÃO PAULO

2016


SUMÁRIO

I. INTRODUÇÃO        

II. RELIGIÃO NA POLÍTICA        

   II.I. Na Idade Média        

   II.II. Islamismo e Política        

   II.III. Terrorismo        

III. INFLUÊNCIAS RELIGIOSAS NA ECONOMIA        

   III.I. O Grau de Religiosidade de um Povo Pode Afetar a Economia de uma Nação?        

IV. FANATISMO RELIGIOSO        

V. A INFLUÊNCIA DO EXTREMISMO RELIGIOSO PARA O PSICOLÓGICO        

VI. CONCLUSÃO        

VII. REFERÊNCIAS        


  1. introdução

A religião, em uma de suas definições, presentes no dicionário¹, é descrita  como " tudo que é considerado obrigação moral ou dever sagrado e indeclinável". Sendo assim, apesar de universal, não é uma unidade, existem várias crenças e formas de pensamento podendo ser consideradas como religião.

De forma lógica, é possível pressupor que há divergências entre a filosofia de cada religião e também diferentes formas de interpretação de quem decide segui-las, o que pode acabar gerando conflitos entre indivíduos, sociedades e qualquer tipo de unidade que segue determinada crença.

[pic 1]

¹ MICHAELIS : dicionário escolar língua portuguesa. - São Paulo: Editora Melhoramentos,2008.- (Dicionários Michaelis)


  1. Religião na Política

Em toda a história do mundo, temos a experiência que nações governadas pela tirania religiosa, na qual uma elite sacerdotal utiliza a ditadura da fé para acabar com os mais básicos direitos humanos, infringem a liberdade em nome de uma crença. Extremismo político e religioso é a prática de ver o mundo em preto e branco, de rejeitar de modo ativo todos os sistemas concorrentes sociais e de crenças. O que se vê é a equivalência com os regimes políticos autoritários do nazismo e fascismo.

O Brasil possui uma forte característica das sociedades democráticas, para um sistema variado, baseando-se em culturas, diversificadas e complexas. Quando maior for a diferenciação entre as pessoas, maiores são as necessidade de tolerância mutua. Porém, as sociedades religiosas detentora do poder de estado, promovem uma padronização irracional do hábitos religiosos, políticos e culturais. Por conta dessa intolerância a fusão desse fanatismo religioso com o nacionalismo extremo, constituiu-se em componente maléfico nas relações entres os povos.

Um exemplo de quando se mistura o estado com a religião atualmente, é o Vaticano. Lá se prevalece as Teocracias, que são regimes em que o poder político é exercido em nome de uma autoridade divina, por homens que se declaram seus representantes na terra, quando não há uma encarnação da proria divindade.

Mas há outros exemplos de teocracias. No Japão, até o fim da Segunda Guerra Mundial, o imperador era considerado descendente direto dos deuses que criaram a Terra. O Tibete, hoje ocupado pela China, antes vivia sob a direção de um dalai-lama (supremo sacerdote e guia espiritual do budismo tibetano). E se caminharmos rumo ao passado mais distante, basta lembrar do Egito, onde o faraó era, ele mesmo, um deus, descendente direto do deus Hórus.

  1. Na Idade Média

A igreja vem de muitos tempos com esse poder político em sua posse, logo na Idade média, a religião cristã nasce durante o império Romano, se expandindo, conquistando poder e ganhando um grande número de seguidores. Ela sobrevive á degradação do Império Romano no Ocidente e ao mesmo tempo se transformava em uma das maiores e mais poderosas Instituições de seu tempo. Em uma sociedade fragmentada, a Igreja católica garantia não só a unidade religiosa, mas também a política e a cultural. Com o controle da fé, ela ditava a forma de nascer, morrer, festejar, pensar, enfim, de todos os aspectos da vida dos seres humanos no mundo medieval.

Alguns integrantes da Igreja Católica foram extremamente importantes para a preservação da cultura. Enquanto parte do alto clero (bispos, arcebispos e cardeais) preocupava-se com as questões políticas e econômicas, muitos integrantes da Igreja Católica colocavam em prática os fundamentos do cristianismo. Os monges franciscanos, por exemplo, deixaram de lado a vida material para dedicarem-se aos pobres. 

Como religião única e oficial, a Igreja Católica não permitia opiniões e posições contrárias aos seus dogmas . Aqueles que desrespeitavam ou questionavam as decisões da Igreja eram perseguidos e punidos. Na Idade Média, a Igreja Católica criou o Tribunal do Santo Ofício (Inquisição) no século XIII, para combater os hereges (contrários à religião católica). A Inquisição prendeu, torturou e mandou para a fogueira milhares de pessoas que não seguiam às ordens da Igreja. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (266.6 Kb)   docx (91.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com