TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO DO TEXTO “CIDADÃOS OU AUTÓCTONES?”

Por:   •  9/12/2019  •  Resenha  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

        Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia [pic 1]

                 Disciplina: Sociologia         Docente: Naiaranize Pinheiro

                      Equipe: Alana Pimentel; Maria Cecília Dias;         Turma 8841

                                          Maria Victória Macedo; Mateus da Fonseca;

                      Rafaela Sousa e Raquel Cintra

                           

FICHAMENTO DO TEXTO “CIDADÃOS OU AUTÓCTONES? 

 CRESCIMENTO DOS PERIGOS

  • Valéry Giscard d' Estaing (1974), no seu sétimo ano de governo, fecha as fronteiras à imigração de trabalho e impede a imigração familiar.
  • Lei Bonnet (1980) surge para endurecer ainda mais a opinião francesa em relação aos estrangeiros, com aumento de expulsões forçadas e tensões com a polícia. A população começa a justificar seu preconceito atrelando aos imigrantes a culpa pela falta de empregos durante a crise que assola o país
  • A eleição de François Mitterrand (1981) é recebida com manifestação de entusiasmo por jovens militantes, já que o novo programa presidencial previa tanto a abolição da lei de expulsão quanto o acesso dos imigrantes ao voto. O novo governo também promove a regularização em massa dos imigrantes e a possibilidade de formação de associações sem autorização prévia. Verifica-se, então, o embrião do que o autor vai chamar de “discriminação positiva”. Um sinal de esperança à melhoria da condições sociais das periferias também é alertado aos imigrantes, nas quais são hiper representados.
  • A marcha pela igualdade e contra o racismo (1983) escancara a insatisfação com o racismo e a desigualdade no território francês. Os imigrantes sentem que é possível mudar as situações xenofóbicas no governo, almejando novas posturas de acolhimento para superar as sequelas precárias impostas desde o período colonial.
  • Mesmo com o novo governo, as condições já sedimentadas na sociedade francesa não mudariam tão facilmente: o aumento da insegurança e crescimento do desemprego abriram brechas para o racismo dos nativos, que culpavam os imigrantes pela ocupação dos postos de emprego e por serem alvo de políticas públicas. A ascensão posterior do Front national, partido de extrema direita, é sintomático do momento.
  • O cenário internacional contribui para o aumento do preconceito devido à reação ocidental à onda de terrorismo, com o opinião popular se virando contra tudo que tivesse relação com o islamismo, a “islamofobia”. Como contrapartida, alguns jovens imigrantes ou descendentes, antes “neutros”, começam a apoiar as ofensivas radicais. A grande maioria, entretanto, ainda não concorda, entrando em um conflito de identidade, já que não se reconhecem nos terroristas mas são excluídos da identidade francesa.

O ESTIGMA DA RAÇA

  • A desigualdade racial na França ganha eco e sai das “entrelinhas” a partir dos anos 2000, com discussões de acadêmicos. Em parte, trata-se de uma resposta aos “defensores intransigentes do universalismo republicano”, que acusam as minorias étnicas e raciais de se fecharem nelas mesmas e criarem um senso de comunidade agressivo, acarretando o “racismo contra os brancos”
  • A concepção de superioridade racial com base na ideia de uma raça “superior” e uma “inferior” são notadas no Código do autóctone (1881), elaborado na Argélia, que distingue os indivíduos em aqueles que estãos sob a autoridade do Estado Francês e os cidadãos franceses, com restrições claras aos primeiros (os argelinos), que são submetidos a uma condição de dependência
  • Para os defensores do universalismo republicano, as minorias se fecham nelas mesmas e criam um comunitarismo agressivo, culminando num "racismo contra brancos"
  • Missão Civilizatória: erradicar a cultura autóctone para construir uma nova sociedade onde seriam impostos os princípios da República.

É POSSÍVEL UMA REPÚBLICA MULTICULTURAL?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (586.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com