TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

Pesquisas Acadêmicas: FICHAMENTO SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  7.172 Palavras (29 Páginas)  •  3.481 Visualizações

Página 1 de 29

Prefácio

...Na contratendência desses processos, desencadeia-se uma ampla reestruturação produtiva... acompanhada de mudanças nas formas de gestão da força de trabalho...(p.9).

...É na corrente dessas águas que se explica este livro, cujos textos encontram-se enfeixados em torno de dois grandes temas básicos: o trabalho e a formação profissional na contemporaneidade... (p.10).

...componentes universais (objeto, mios de trabalho e a própria atividade do sujeito ou trabalho), quanto nas condições e relações sociais particulares que os qualificam socialmente, atribuindo significados distintos aos processos e produtos do trabalho... trabalho e formação profissional encontram-se estreitamente conectados na resposta a um desafio comum... A reflexão sobre a formação profissional é contemplada com um balanço de suas conquistas e desafios nos 1980-90... (p.11).

...o ensaio “Trabalho e Serviço Social: o redimensionamento da profissão frente às transformações societárias recentes”... A primeira parte deste livro encerra-se com o texto “Demandas e respostas da categoria profissional aos projetos societários”... (p.12).

...A segunda parte do livro abre-se com o texto “Formação profissional na contemporaneidade”... (p.13).

1ª PARTE

O Trabalho Profissional Na

Contemporaneidade

I. O Serviço Social na contemporaneidade*

I- Introdução

...é um momento pleno de desafios. Mais do que nunca é preciso ter coragem, é preciso ter esperanças para enfrentar o presente. É preciso resistir e sonhar... (p.17).

...os Assistentes Sociais são desafiados neste tempo de divisas, de gente cortada em suas possibilidades de trabalho e de obter meios de sobrevivência, ameaçada na própria vida. Tempos de crise, em que cresce o desemprego, o subemprego, a luta por meios para sobreviver no campo e na cidade... Exclusão social esta que se torna, contraditoriamente, o produto do desenvolvimento do trabalho coletivo... Nos locais de trabalho, é possível atestar o crescimento da demanda por serviços sociais... (p.18).

...o atual quadro sócio-histórico não se reduz a um pano de fundo para que se possa, depois, discutir o trabalho profissional... o Serviço Social na contemporaneidade requer os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação... (p.19).

2. Sintonizando o Serviço Social com os novos tempos

...para garantir uma sintonia do Serviço Social com os tempos atuais, é necessário romper com uma visão endógena, focalista, uma visão “de dentro” do Serviço Social, prisioneira em seus muros internos... desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar os direitos... (p.20).

...as possibilidades estão dadas na realidade, mas não são automaticamente transformadas em alternativas profissionais. Cabe aos profissionais apropriarem-se dessas possibilidades e, como sujeitos, desenvolvê-las transformando-as em projetos e frentes de trabalho... (p.21).

...evitar uma outra perspectiva, que venho chamando de messianismo profissional: uma visão heroica do Serviço Social... Olhar para fora do Serviço Social é condição para se romper tanto com uma visão rotineira, reiterativa e burocrática do Serviço Social... entender a profissão hoje como um tipo de trabalho na sociedade... As mudanças históricas estão hoje alterando tanto a divisão do trabalho na sociedade, quanto a divisão técnica do trabalho no interior das estruturas produtivas... (p.22).

... Serviço Social se torna uma profissão ao se atribuir uma base técnio-científica às atividades de ajuda, à filantropia... embora o Serviço Social seja regulamentado como uma profissão liberal, não tem essa tradição na sociedade brasileira. É um trabalhador especializado, que vende a sua capacidade... (p.23).

...A profissão passa a constituir-se como parte do trabalho social produzido pelo conjunto da sociedade, participando da criação e prestação de serviços que atendem às necessidades sociais... Os efeitos ou produtos deste trabalho no campo político-ideológico tem sido salientados pela literatura especializada...(p.24).

...tratar o Serviço Social como trabalho supõe privilegiar a produção e a reprodução da vida social, como determinantes na constituição da materialidade e da subjetividade das “classes que vivem do trabalho”... desigualdades sociais sempre existiram e existirão, o que se pode fazer é minimizar as manifestações extremas da pauperização, por meio de uma melhor distribuição dos produtos do trabalho...(p.25).

...Quando se fala em produção/reprodução da vida social não se abrange apenas a dimensão econômica... a reprodução das relações sociais de indivíduos, grupos e classes sociais... (p.26).

...o Serviço Social é considerado como uma especialização do trabalho e da atuação do assistente social uma manifestação de seu trabalho, inscrito no âmbito da produção e reprodução da vida social... (p27).

3. Questão social e Serviço Social

...o Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho... a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade...(p.27).

...assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas... Serviço Social em uma dupla perspectiva: para que se possa tanto apreender as várias expressões que assumem, na atualidade, as desigualdades sociais... a questão social é também captar as múltiplas formas de pressão social, de invenção e de reinvenção da vida construídas no cotidiano... (p.28).

...A profissionalização e o desenvolvimento do Serviço Social são fruto do padrão de desenvolvimento do pós-guerra... (p.29).

...O Estado buscava canalizar o fundo público, tanto para o financiamento do capital, quanto para a reprodução da força de trabalho... O desenvolvimento profissional do Serviço Social e a expansão de seu mercado de trabalho ocorrem nos marcos do padrão taylorista/fordista e da regulação keynesiana da economia... (p.30).

...A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com