TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA

Artigo: FILOSOFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  4.338 Palavras (18 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 18

UNIDERP – Pólo de Americana

2º Semestre do curso: Serviço Social

Disciplina: Filosofia Aplicada ao Serviço Social

Trabalho apresentado pelas alunas:

Adriana Marques de Siqueira RA: 366962

Vera Lúcia D. e Sousa RA: 381972

Olinda Rodrigues Siqueira da Silva Molina RA: 381405

Roseli Aparecida O. A. Santos RA: 398370

Telma Aparecida Faria RA: 392297

Tutor à distância: Prof. Dr. Potiguara Acácio Pereira

Americana

2012

Introdução

O presente trabalho busca refletir e compreender o ser humano em seus processos de desenvolvimento em períodos históricos, políticos, econômicos e socioculturais e na sua formação e interação social. Sobe as indagações da filosofia aplicadas ao serviço social.

Apresentaremos questões filosóficas relacionadas às praticas sociais acompanhando sua historia, isto é, oque os suscitou quando foram tratados pela primeira vez, que mudanças sofreram no decorrer dos tempos, sublinhando que as ideias filosóficas são determinadas pelas condições históricas em que aparecem.

Veremos que a sociedade possui necessidades básicas, mais também necessita do prazer e da satisfação para poder viver. O papel do ser humano frente as suas limitações, e o poder que o conhecimento dá a ele para viver dignamente em sociedade e até consigo mesmo.

Abordamos também, o papel da mulher na sociedade, a forma como ela foi e continua sendo tratada historicamente, bem como a importância de inseri-la como sujeito da história.

Outro tema importante é sobre o preconceito pela minoria e os de baixa renda, como podemos socialmente evitar esse tipo de comportamento, como respeitar as diferenças e aceitar as pessoas como elas são.

De um modo geral a ética, a cidadania e a democracia, fazem parte deste contexto analisado, onde refletir sobre o ser humano nos leva a participar, a analisar, compreender e concluir que cada ser humano é único, porém possuem os mesmos deveres e necessidades sociais.

Segundo Aristóteles o mundo em que em que vivemos está em movimento circular, perfeito e eterno, sem começo nem fim e a realidade não vem pronta e nem acabada se encontra em movimento de transformação, que nasce e se desenvolve na medida em que as pessoas vão se entendendo, pois o ser humano não pode se realizar sem o conhecimento de si mesmo. Portanto é através da verdade e da vivência em comunidade que nos perpetuamos. E é na luta por uma vida digna, que deixamos de ser egocêntricos. E através do resgate de valores esquecidos diante do mundo capitalista e consumista, que voltando a nossa gênese e corrigindo os nossos erros, que fazem da sociedade um lugar pior e mais triste para se morar, tendo em vista que viveremos constantemente nesta bola de neve. É com esta finalidade de vivermos socialmente que aperfeiçoaremos e contribuiremos para o aperfeiçoamento do outro e de nós mesmos, pois alguns ainda se encontram perdido diante das contribuições moral e cívica da sociedade, deixando de buscar no conhecimento o seu objetivo de aprendizagem para um verdadeiro conhecimento de suas atitudes, sendo elas boas ou más. Sem este conhecimento o homem vive a margem da sociedade, pois não sabe cobrar os seus direitos, sofrendo com as mazelas do opressor. Pois como cidadão deveria viver no gozo dos direitos civis e político de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. Tem o direito de participar das decisões nos destinos da Cidade através da Eklesia (reunião dos chamados de dentro para fora na Agora (praça pública, onde se organizava para deliberar sobre as decisões de comum acordo). Mas devido à falta de uma educação adequada não sabem que através das suas participações e manifestações, a sociedade poderia pelo menos começar a se transformar. A verdadeira cidadania só vai acontecer quando a qualidade essencial de vida existir entre todos, homens, mulheres, crianças e idosos, que para viver plenamente precisam dos bens que constituem a sociedade como educação, trabalho, saúde, habitação, alimentação e etc.

Para tal se faz necessário, pois nos modelos de satisfação a Qualidade de vida é diferente de indivíduo para indivíduo e a sua percepção vai mudando à medida que certas necessidades são colmatadas ou novas vão surgindo.

Assim é relevante para as condições de vida, termos acessos ao trabalho que pode permitir ao homem expandir suas energias, desenvolver sua criatividade e realizar suas potencialidades e tornar possível concretizar a qualidade de vida e o bem estar coletivo que são sinônimos de uma vida cidadã onde o homem, um ser em evolução tem necessidade de conviver em um grupo social, seja a família, a escola e tantos outros, pois sem o convívio social ele fica no caminho sem rumo. Muitas vezes aniquilado pelo vazio da existência, principalmente quando há o preconceito, que em pleno século XXI as pessoas ainda não respeitam os direitos do ser humano entre eles ESCOLHER A SUA SEXUALIDADE. É notório por todos a HOMOFOBIA. Não temos o direito de humilhar, matar, sufocar seja quem for, pois não somos DEUS para julgar.

Vamos entender um pouco mais sobre essas questões vendo a história que o contexto nos traz.

Existe um elemento comum a todos os filósofos a partir da modernidade, tomar o entendimento humano como objeto da investigação filosófica.

Tornar o entendimento objeto para si próprio, tornar o sujeito do conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com