TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ficha de Leitura Mohawks in High Steel

Por:   •  29/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Ficha de Leitura

Mapas Etnográficos 1- Américas e África

Up in the Old Hotel and other stories

“THE MOHAWKS IN THE HIGH STEEL” – Joseph Mitchell

Nome: Catarina Marques de Lemos

Número de Aluno: 94092

Turma: LAA1

Ano Letivo: 2019/2020

Docente: Jorge Freitas Branco

Nesta ficha de leitura, apresento uma sinopse de um texto da obra “Up in the Old Hotel and other stories” por Joseph Mitchell, intitulado de “The Mohawks In High Steel”.

Os índios da América do Norte são uma mistura de Mohawks, cuja casa, a Reserva Caughnawaga, se situa junto do rio de St. Lawrence, no Quebec. A sua população total é de 3000, dos quais pelo menos 650 passam a maior parte do tempo em cidades e vilas dos Estados Unidos do que na Reserva. As colónias de Caughnawagas encontram-se espalhadas pelas cidades de Brooklyn, Buffalo e Detroit, sendo que a maior é a colónia de Brooklyn, situada no Bairro de Noth Gowanus.

 Este bairro foi fundado no final dos Anos 20 e existem, actualmente, 100 homens, mulheres e crianças a morar no bairro mostrando sinais de crescimento e permanência. Com o passar do tempo, e devido á interação dos Caughnawagas com os locais do bairro, houve vários casamentos entre índios e locais.

A reserva Caughnawaga é um terreno em meia lua, onde existe um misto de terras agrícolas, pântano e madeira. A sua extensão é paralela ao rio de St. Lawrence, que tem aproximadamente 12 Km de comprimento. No centro do rio, encontra-se uma pequena vila, também esta com o nome de Caughnawaga.

À exceção da época em que usam a vestimenta índia, os Caughnawagas vestem-se de acordo com os locais, fazendo com que os condutores não se apercebam que se encontram num bairro índio, não fosse pelos estabelecimentos nos seus jardins.

Os Caughnawagas são uma das mais antigas populações de índios. Tiveram a sua origem na segunda metade do séc.XVII, quando missionários Jesuítas franceses converteram algures entre 50 e 100 famílias Iroquois, e persuadiram-nos a irem para o Quebec, e assentarem em St. Lawrence. Eles tiveram que mover a localização da vila três vezes, sempre poucos quilómetros rio acima. Cada vez que mudavam a vila, acrescentavam sempre mais um pouco de terreno. A última mudança, para a actual reserva Caughnawaga, foi feita em 1719.

 Uma típica família Caughnawaga é constituída pelo marido, mulher, duas crianças e um ou dois membros relativos da família. As meninas Caughnawaga, depois de frequentarem a escola da reserva, normalmente vão trabalhar nas fábricas de Noth Gowanus. Algumas dessas meninas casam locais. O prato nacional dos Caughnawahas é a sopa de milho. Algumas mulheres cofecionam-na em Brooklyn, e usam um moinho de milho para moer os grãos de milho.

Concluindo, todas as noites há um festival, onde se juntam e ouvem a música. Os Caughnawagas não costumam ser comunicativos, pelo que os locais quase nunca os ouvem falar. Também são católicos, mas não discutem religiões.

Bibliografia:

Autor: Mitchell, Joseph. (1949). “Up in the Old Hotel and Other Stories – Mohawks in High Steel”. Dísponível em http://www.columbia.edu/itc/journalism/j6075/edit/Mitchell.html Conusultado em 16-10-2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com