TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: Desenvolvimento cognitivo - A teoria de Piaget e a visão Sociocultural

Por:   •  8/9/2017  •  Resenha  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  1.455 Visualizações

Página 1 de 3

FICHAMENTO

SHAFFER, David R. KIPP, Katherine. Desenvolvimento cognitivo: A teoria de Piaget e a visão Sociocultural de Vygotsky (capitulo 7) do livro. SHAFFER, David R. KIPP, Katherine. Psicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. pp.274 - 327.

O texto Desenvolvimento cognitivo: A teoria de Piaget e a visão Sociocultural de Vygotsky, inicia com a teria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, voltado no estudo da cognição, o processo mental do qual o ser humano adquire conhecimento e o utilizam.

A teria de Piaget da epistemologia genética (desenvolvimento cognitivo) define a inteligência como uma função vital básica que ajuda a criança a se adaptar no meio onde ela está inserida, Assim, Piaget propôs que a inteligência é uma função vital básica que permite ao organismo se adaptar ao ambiente que o rodeia.

O autor (Shaffer, 2012), menciona que de acordo com seu ponto de vista, toda atividade intelectual acontece com um objetivo, que para Piaget é o equilíbrio cognitivo: terno usado para a conjuntura em que há uma relação equilibrada ou harmoniosa entre os processos de pensamento do indivíduo e o ambiente.

Para Piaget sobre a inteligência, se as crianças são capazes de saber algo, elas mesmas devem construir este conhecimento, onde ele descreve a criança como construtivista, que é aquele que adquire conhecimento por meio da ação ou pela operação sobre objetos e eventos para descobrir suas propriedades.

Os esquemas são construídos e modificados por meio de processos de organização e adaptação.

A adaptação é composta por duas atividades complementares, que para Piaget as duas trabalham juntas para estimular o desenvolvimento cognitivo que são: a assimilação que é um termo usado por Piaget para o processo pelo qual as crianças interpretam novas experiências incorporando-as a seus esquemas já existentes. A acomodação o processo é de modificar os esquemas existentes a fim de incorpora-se ou adaptar-se a novas experiências.

Estagio do desenvolvimento cognitivo de Piaget, onde ele identificou quatro períodos principais, ou estágios, de desenvolvimento cognitivo que acontece por meio de uma sequência invariável que são:

Período sensório-motor (do nascimento aos 2 anos).

Para Piaget, neste período as crianças possuem um conhecimento inato que direciona seu desenvolvimento inicial.

Período pré-operacional (entre 2 e 7 anos).

Onde, Piaget descreve este período como pensamento da criança como animístico e egocêntrico, caracterizado pela centralidade.

Operações concretas (entre 7 a 11 anos), neste estágio as crianças adquirem operações cognitiva, como a descentralizada e a reversibilidade, que lhe possibilitam pensar de maneira lógica e sistemática sobre objetos, eventos e experiências e não conseguem pensar de forma abstrata.

Operações formais (dos 11 ou 12 anos em diante), Que é o raciocínio formal é racional, abstrato e envolve tanto o raciocínio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com