TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Dichavando o Poder

Por:   •  4/10/2019  •  Resenha  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

Sem pudor, resguardo ou escolha: A construção de um estigma sobre o uso “ilegítimos” dos tóxicos nos séculos XX.

- Cocaína intravenosa na região pélvica da mulher, para diminuir dores devidas à pressão e a dilatação do colo uterino e períneo.  (Descrição de um método médico realizado para diminuir as dores do parto, publicada n revista Brasil-Médico em 1887)

Em 1887 não havia médico que não conhecesse a capacidade anestésica da cocaína.

“como a ação anestésica da cocaína era garantida quando aplicada diretamente na mucosa, a sua eficácia era certa em quase todos os procedimentos cirúrgicos que envolvessem boca, olhos, nariz ou órgãos genitais” (pg288)

Em a revista “A mãe de família” do Dr Carlos Costa, indicava que cocaína+mel para crianças em caso de afta e sapinho, bem como em dores da gengiva.

“Na virada do século XIX e XX, houve uma forte mudança no teor das notícias envolvendo os tóxicos nos jornais de grande circulação do rio de janeiro.” (pg290) – Frase de desconfiança.

  • - 1900 o alcalóide deixa os registro médicos e compõe as páginas policiais, com noticias de suicídios e tentativas de, comummente associadas às mulheres infelizes, porém, na realidade, o suicídio já fazia parte do cotidiano carioca, a população já conhecia o potencial da cocaína, porém, somente as notícias trágicas eram noticiadas.

“de acordo com pesquisadores, {...} a combinação entre a dinâmica interna dos EUa e seus interesses externos, teve responsabilidade direta sobre o surgimento do controle de entorpecentes  em âmbito mundial durante o século XX” (pg292)

O modelo repressivo proposto pelos EUA deu resultado para o desenvolvimento doméstico do controle social estadunidense e da sua crescente política intervencionista.

  • -1912 Convenção do ópio, Brasil é convidado a aderir aos esforços.

  - no tratado, colocava-se como política: controle, restrição e a proibição como saídas para conter o que eles denominavam como desastres

  - Essa convenção elaborou uma diferenciação entre o uso legítimo e ilegítimo.

 -  o uso recreativo é posto como um problema para a saúde pública a partir desta convenção.

  - após a convenção, o que aconteceu não foi uma simples partida para o proibicionismo, mas um caminho para o monopólio das substâncias.

  • 1920 – Proposto pelo Senador José Maria Metello Junior, um projeto é colocado em votação para seguir os protocolos advindos da Convenção do Ópio em 1912

- Os parlamentares ao analisarem a proposta, pediram vista e descrevem o problema insinuando que o usuário passaria para frente o hábito.

 - no parágrafo a respeito da prisão, em vez de quinze a 30 dias para tempo inderteminado, como possibilidade de correção do usuário.

-  A prisão era a forma a qual se protegia a sociedade de criminoso e se regenerava o “viciado”

      - Para os senadores, o condenado, era o indivíduo que fizesse uso de substâncias sem prescrição médica. (ópio, morfina e cocaína)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com