TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do filme: Fome de poder

Por:   •  9/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE EDÉIA

CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO

FOME DE PODER

Lázaro William Vieira

Edéia – GO

2017[pic 1]

Lázaro William Vieira

FOME DE PODER

Trabalho apresentado para a disciplina: Empreendedorismo do Curso de Administração, realizado na Universidade Estadual de Goiás, UN Edéia – GO, sob orientação do professor: Euripedes.

Edéia – GO

2017[pic 2]

INTRODUÇÃO

         O filme fome de poder conta a história da gigante empresa do ramo de fast foods Mc Donald’s, desde sua concepção, com a criação do primeiro restaurante pelos irmãos Richard e Maurice McDonald, até seu projeto de expansão, por meio de franquias, coordenado por Ray Kroc.

        A ideia principal do filme é que é preciso ser corajoso para poder empreender. Fica claro desde o início do filme a falta de coragem dos irmãos fundadores em empreender, ou mesmo falta de ambição, eles até tentaram franquiar seu negócio, mas ao se depararem com problemas de padronização do seu negócio, eles recuaram, pois tiveram medo de manchar seu nome, perdendo qualidade nas franquias.

        Diferente dos irmãos, Kroc, o personagem central do filme, demonstra coragem e persistência. Quando ele começa fazer parte do negócio ele se depara com o mesmo problema que os irmãos, porém em vez de desistir, ele busca soluções e agarra aquela oportunidade com unhas e dentes.

        Este trabalho analisa as ideias centrais do filme, e levanta, sucintamente, em forma de fichamento, como essa história serve de modelo de empreendedorismo.

        

IDEIAS GERAIS

        O filme fome de poder conta a história da rede de franquia alimentícia McDonald’s. Toda história do filme gira em torno de Ray Kroc, que apesar de não ser o criador do restaurante, tampouco, do sistema revolucionário de produção rápida de hambúrgueres, foi principal responsável por torná-lo uma das maiores empresas do mundo.

        Este sistema foi criado pelos irmãos Dick e Mac, que se provaram bons empreendedores, apesar de serem pouco ambiciosos. Eles entraram em um negócio bastante popular na época, os drive-ins, e encontraram diversos problemas. Mesmo assim, eles se adaptaram a todas as situações e fizeram várias mudanças para manter seu negócio. Apesar de ter sucesso nas mudanças, e conseguindo um negócio rentável, para eles não era suficiente. Eles queriam algo novo, algo deles. Assim, fecharam seu negócio, que ia bem, para recriá-lo totalmente. E após muitas tentativas, criando algo novo, revolucionário e deles mesmo, que mudaria totalmente a indústria americana e mundial de restaurantes.

        A história de Ray, apesar de considerada “questionável”, quanto a seus métodos para alcançar o sucesso. Trás uma série de lições de empreendedorismo, que servem para se ter sucesso na vida profissional e pessoal, como:

  • Ser proativo, persistente e não ter medo de arriscar. Persistência sem dúvida, foi a peça chave para o sucesso do Império dessa rede de fast foods, durante toda a história Ray foi alvo de críticas por sua tendência a arriscar em coisas novas. Mesmo colocando em risco seu próprio capital, e depois de passar por vários fracassos, ele sempre buscava uma forma de ter sucesso e se destacar como empreendedor. Superando até a resistência que os irmãos criadores do restaurante tinham tentar, novamente, franquiar seu negócio.
  • Se tem uma ideia inovadora, ou mesmo se tem a oportunidade de participar de uma, aproveite-a ao máximo. Mesmo a ideia da produção rápida de hambúrgueres, que tornou o McDonalds um sucesso, não sendo sua, o personagem principal do filme viu nela uma oportunidade única, e entrou de cabeça nela.
  • Para chegar onde quer, você precisará fazer alguns sacrifícios. Nem todos estão disposto a arriscar tudo, fazer inimigos e sacrificar até sua vida pessoal para chegar onde querem. Não é o caso de Kroc, em sua jornada para o sucesso, além de todos estes sacrifícios, ele chegou a hipotecar a própria casa.
  • Não da para fazer tudo sozinho. Ao longo de sua jornada para o sucesso, Ray se deparou com vários problemas, e ele recorreu a várias pessoas para ajudá-lo alcançar seus objetivos. Inclusive a ideia que resolveu seus problemas financeiros e possibilitou que ele conseguisse comprar dos irmãos McDonalds a empresa que futuramente se tornou uma das maiores do mundo, e conseguir a autonomia que ele desejava veio de outra pessoa.

CONCLUSÃO

        O filme mostra a história de uma empresa de sucesso, com um personagem, que por seus métodos para alcançar o sucesso, não agrada a todos, mas sem dúvida, é uma aula sobre empreendedorismo. Nos mostra com clareza o que difere um administrador comum de um empreendedor destinado ao sucesso. E que muitas vezes o sucesso está em aproveitar oportunidades, ter coragem de arriscar, sem medir esforços e fazer tudo pra alcançar o que se deseja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com