TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento História da Educação: De Confucio a Paulo Freire

Por:   •  15/4/2016  •  Resenha  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  3.017 Visualizações

Página 1 de 6

1. REFERÊNCIA BIBLIOGÁFICA:

PILETTI, Claudino & PILETTI, Nelson. História da Educação: de Confúcio a Paulo Freire. São Paulo: Contexto. 2012.

2. CREDENCIAIS DO AUTOR:

Claudino Piletti graduou-se em Filosofia e Pedagogia. É doutor em Educação (USP), professor de História e Filosofia da Educação da Faculdade Paulista de Educação e Comunicação (Fapec) e professor aposentado da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP).

Nelson Piletti é graduado em Filosofia, Jornalismo e Pedagogia; mestre, doutor e livre-docente em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); ex-professor de ensino fundamental e médio; professor aposentado do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da USP.

3. CITAÇÕES DA OBRA POR CAPÍTULO

3.1. CAPÍTULOS I, II, III, IV, V:

 “A educação, então, consistia em comunicar a cada indivíduo, desde a infância, como devia caminhar na “senda do saber”. E essa senda nada mais era do que um conjunto de usos e costumes, de conhecimentos e artes, consagrados pela milenar tradição”. (p.16)

“A educação hebraica foi mudando de acordo com as transformações sociais e políticas”. (p.24)

“Enquanto para Sócrates todos tinham capacidade de adquirir conhecimentos, para Platão apenas algumas pessoas possuem tal capacidade”. (p.29)

“Na transição da Educação grega para a romana, observa-se que os romanos descobrem que toda educação tem um fundo comum a todos os povos e tempos”. (p.36)

“No contexto da Pedagogia Agostiniana, o mestre apenas indica o caminho. O aluno é que deve percorrê-lo”. (p.46)

3.2. CAPÍTULO VI, VI, VIII, IX, X:

“O Alcorão, alem de religião, contem ensinamentos de política, direito, organização social e ideias básicas de ciências. Por isso ele constitui a base da ciência elementar”. (p.49)

“Com relação ao ensino, Tomas admite, como Agostinho, que Deus é o verdadeiro mestre que ensina dentro de nossa alma, porém, sublinha a necessidade da ajuda exterior”. (p.55)

“Lutero considerava a educação universal de fundamental importância para a Reforma. Por isso, insistia, em suas pregações, que o ensino deveria chegar a todo povo, nobre e plebeu, rico e pobre”. (p.63)

“Os jesuítas logo perceberam que seria mais fácil converter os índios a fé católica ensinando-lhes ao mesmo tempo a leitura e a escrita”. (p.70)

“O método de Comênio, com sua nova proposta, surge num momento importante da história da educação, ou seja, quando a educação elementar passa a ser obrigada”. (p.79)

3.3. CAPÍTULO XI, XII, XIII, XIV, XV:

“Diversos pensadores da educação, no entanto, criticaram certos aspectos do pensamento pedagógico rousseauniano.”. (p.85)

“De acordo com o positivismo, a sociedade evoluiu segundo o progresso da ciência. A classificação das ciências mostra a direção dessa evolução”. (p.94)

“Quanto ao ensino secundário, o período colonial legou ao imperial uma série de aulas avulsas e dispersas. Sua principal função era preparar os estudantes para o ingresso nos cursos superiores, constituídos por escolas isoladas de formação profissional”. (p.104)

“O ensino superior manteve as mesmas características do tempo do império: Escola superiores isoladas, em pequenos números, subordinadas a legislação federal, predominado ensino profissionalizante”. (p.118)

“Para Maria Montessori, são os exercícios da vida prática que continua o centro da educação motriz. Esse exercício abrande os cuidados da criança consigo mesmo e com o ambiente”. (p.123)

3.4. CAPÍTULO XVI, XVII, XVIII, XIX, XX:

“Para Dewey, a educação deveria ser voltada para a preparação das novas gerações para a democracia”. (p.129)

“Em Marx, a educação deve ser concebida, portanto, como um processo de formação de um ser que é, ao mesmo tempo, produto da história e seu agente transformador”. (p.138)

“Os sistemas educacionais da sociedade tradição islâmica e a afro cristão valorizavam a aprendizagem escrita e da leitura como meios de desvendar os mistérios do corão e da bíblia; Enquanto o sistema da educação autóctone voltavas se as demais sociedade africanas locais, caracterizada, essencialmente pela cultura oral”. (p.153)

“As ideias modernas de Educação, de acordo com Fernando de Azevedo, inspirado nos ideais do movimento da educação nova, seria três: Escola Única, Escola Trabalho e Escola Comunidade ou Escola do Trabalho em cooperação”. (p.169)

“No âmbito da educação, o governo ditatorial também promoveu importante mudanças, dentro do novo espírito centralizador que passou a dominar. Neste sentido, alguns aspectos chamam a atenção na constituição de 1937”. (p.184)

3.5. CAPÍTULO XXI, XXII, XXIII, XXIV, XXV:

“Educadores, órgãos de imprensa, sindicatos, estudantes e outros setores da sociedade emprenharam-se em torna realidade o preceito constitucional: A educação é um direito de todos”. (p.198)

“Uma das lutas histórias dos estudantes era a que reclamava o aumento do numero de vagas nas escolas superiores públicas”. (p.207)

“A democratização do acesso e da permanência na escola com a aplicação do período escolar e a melhoria da qualidade do ensino, constituiu uma luta histórica dos educadores brasileiros”. (p.118)

“Entre as diversas ações empreendidas pela UNESCO, destaca-se seu programa escolar associada, a qual oferece aos professores, alunos e as escolas de modo geral continuando a oportunidade de educar através de abordagens, métodos e materiais educacionais inovadores que melhorem a qualidade da educação”. (p.142)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com