TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Sociologia do Corpo

Por:   •  18/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.378 Palavras (10 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Introdução a sociologia

Exercício de produção textual – fichamento

Edson Miagusko

Nome: Matheus Muller Ferreira de Souza

Matricula: 20200066037

Disciplina: Introdução à Sociologia

Prof. Edson Miagusko

EXERCÍCIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL - FICHAMENTO

Leia a Introdução e o capítulo 1 de Sociologia do Corpo (pp. 7-23) e organize o fichamento do texto com base no roteiro proposto abaixo:

1º Qual o objetivo do texto?

R: O objetivo do texto é falar sobre a sociologia do corpo, sobre o que é corporeidade, explicar o que é o corpo para cada sociólogo. É explicito também as divergências de ideias dos grandes sociólogos. O entendimento do que é o corpo, o corpo é um produto? de onde você vem, ou sua cor, faz você ser quem você é? As questões biológicas de estudos humanos para ter um entendimento sobre o que é o corpo é abordada e discutida durante o texto.  

2º Com que outros autores está dialogando ou discutindo (explícita ou implicitamente)?

R: Há uma discussão implícita entre os grandes sociólogos, suas discordâncias se mostrava relevante para ter uma síntese de ideias para um novo pensamento social. O atrito dos autores sociológicos geravam uma nova perspectiva que antes não podia ser vista, como o caso de Marx, questionando a escravização industrial, mostrando que só uma revolução seria capaz de dar direitos a classe trabalhadora, esta escravização antes de Marx se via como um tipo de trabalho padrão para classe operaria.

3º Quais as categorias utilizadas? (Como são definidas?)

R: Três momentos fortes que descrevem simultaneamente três pontos de vista, três maneiras de encarar o tema e que ainda hoje persistem na sociologia:

  1. Uma sociologia implícita do corpo que, embora não negligencie a profundidade carnal do homem, não se detém verdadeiramente nela. Aborda a condição do ator nos diferentes componentes e, sem se esquecer do corpo, dilui, no entanto, sua especificidade na análise.
  2. Uma sociologia em pontilhado: proporciona sólidos elementos de análise relativos ao corpo, mas não sistematiza a reunião dos mesmos.
  3. Uma sociologia do corpo: inclina-se mais diretamente sobre o corpo, estabelece as lógicas sociais e culturais que nele se propagam. Faremos referência mais adiante ao campo que desenvolve e suas conquistas. (pag.15)

4º quais as suas hipóteses de trabalho?

R: As hipóteses utilizadas foram analises de comportamento humanos, eugenia, mudanças de comportamentos, aceitações de corpos diferentes sendo analisadas.

5º qual a metodologia utilizada em sua pesquisa?

R: O resumo do pensamento de cada sociólogo, analisando suas propostas e sintetizando suas ideias, para ter a formação de uma opinião sobre o social momentâneo.

6º Qual a importância de seu estudo no campo em que está inserido? (O que o autor diz? o que eu acho?)

R: O autor mostra a importância do corpo, da aceitação, o valor de uma sociedade que aceita os que não se incluem no padrão social, como o caso de 1960, que se tornou um símbolo de força sobre o padrão, impondo que o padrão é o próprio que o faz. A valorização do ser humano, mostrando que é necessário lutar pelos seus direitos, revelando que a classe operaria é refém da indústria, mas que ao mesmo tempo não pode deixar ser escravizadas pelas as mesmas. A eugenia se mostrou uma grande alternativa de estudo do ser humano, mesmo sendo uma forma abominável de estudo mostrou diferenças entre os seres humanos. Freud foi o responsável pelo rompimento que mantinha o corpo sob a égide do organicismo, que os afastou dos sociólogos, pois eles tinham medos de abandonar as convicções que tiveram em toda a sua vida.

7º O autor sugere novos estudos?

R: Sim! A sociologia é o estudo que nunca terá um fim, pois, a sociedade esta em mudança a todo o tempo, e se há uma diferença de ideias, uma nova surge, a ruptura é a sociologia.

8º Resumo do livro

As principais etapas da abordagem do corpo pelas ciências sociais, em um modo esquemático (capítulo I).

Há um questionamento sobre a ambiguidade do referente ‘’ corpo’’ que se mostra longe de uma compreensão unitária.  (Capítulo II).

A desconstrução se mostra um dos maiores fatores para ter o entendimento do corpo na sociologia (Capítulo III).  

É mostrado as conquistas e experiências que outros corpos que não seguiram o padrão imposto pela sociedade conseguiram e mostrar os benefícios para população (Capítulo VI).  

Através de estudos biológicos tentaram achar alguma razão para o comportamento dos atores (Capítulo V).

Um terceiro campo de pesquisa refere-se ao corpo no espelho do social e diz respeito ao uso e à significação do corpo na sociedade contemporânea: usos de aparência, controle político da corporeidade, classes sociais e relações com o corpo, relações com a modernidade, entusiasmo pela exploração física de si através dos riscos ou da "nova aventura", verificação de um imaginário do " corpo a mais" na modernidade (Capítulo VI).

A obra termina com uma reflexão sobre o estatuto da sociologia do corpo (capítulo VII).

E uma bibliografia sumaria.  (pag.13)

9º minha avalição crítica do texto

R: O texto se mostrou bem informativo, abrangendo diversas áreas da sociologia que não tinha o conhecimento. A quebra do padrão se mostrou um pilar deste texto em diversas parte, como Freud com sua psicanalise mostrando um jeito diferente de enxergar o corpo, ou Marx revelando que a classe trabalhadora é pertencente daquilo que produz, ou até mesmo a questão de eugenia abordada nos estudos biológicos, o que eu particularmente abomino, visto o caso da: Saartjies Baartman, conhecida também é como Vênus Noire, que por suas partes corporais avantajadas foi cruelmente analisada após a sua morte, sendo até mesmo exposta em um museu francês, Saartjies Baartman, foi uma vítima da sociedade, que ao se mudar da África para França no sec. XIX, sofreu com a falta de trabalho, tendo que optar pela prostituição em sua vida, e até mesmo sendo forçada a participar do freak show, que era comum na Europa. A sociologia se mostra importante para enfrentar esses casos, o corpo de Saartjies Baartman, é o maior exemplo que a sociedade pode destruir o ser humano a todo custo como uma prova de o dinheiro é mais importante que o ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (178.8 Kb)   docx (64.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com