TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FICHAMENTO SOCIOLOGIA

Por:   •  1/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

Fichamento - '' SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E DESENCANTAMENTO - WEBER ''

Weber e o pensamento sociológico: A sociologia weberiana gira em torno do conceito de “ação social” e do postulado de que a sociologia é uma ciência “compreensiva”.

Para Weber, diferentemente das ciências naturais, para as quais os acontecimentos são relativamente independentes do cientista que os analisa, nas ciências sociais os acontecimentos dependem fundamentalmente da postura e da própria ação do investigador. Nesse sentido, a realidade não é uma coisa em si. Ela ganha um determinado rosto conforme o olhar que você lança sobre ela. Ele se recusa a tratar os “fatos” sociais como se fossem “coisas”. Para ele, as coisas que eu vejo podem ser diferentes das coisas que você vê; pode ser também que as coisas que eu vejo não são coisas para você. A razão disso é que os homens vêem o mundo que os cerca a partir de seus valores.

Entende ainda o referido autor que os valores são compartilhados, mas são introjetados (subjetivados) de modos distintos, conforme o processo de interação em que o indivíduo está inserido. Como o encontro entre os homens e os valores aos quais eles se vinculam e os quais articulam de modos distintos no plano subjetivo.

As ciências sociais, que Weber chama de ciências da cultura, são vistas como a possibilidade de captação da interação entre homens e valores no seio da vida cultural (captação da ação social). O conceito de ação social: define como uma conduta humana (omissão, permissão) dotada de um significado subjetivo dado por quem o executa, pode ser individualizados e conhecidos ou uma pluralidade de individuos indeterminados e completamente desconhecidos.Considera que ação mais compreensivel é aquela que apresenta maior racionalidade.

Para Weber, como a realidade é infinita, apenas um fragmento de cada vez pode ser objeto do conhecimento. O “todo” (a sociedade) que supostamente pesaria sobre as partes (os indivíduos) é incompreensível se for tratado como um todo, como uma coisa. Este todo reside na interação entre as partes e não é possível conhecer todas elas ao mesmo tempo, porque são muitas e porque se renovam a cada dia.

A sociedade não é um bloco, mais uma teia, as concepções de comunidade e de sociedade definem um pouco o que Weber entende no que concerne à relação indivíduo e sociedade. O agir do indivíduo em comunidade remete à expectativa do indivíduo ao comportamento de si e do outro. Já em sociedade, o comportamento tem como base as expectativas de um comportamento com base no regulamento vigente na sociedade. Ou seja, o agir social está mais fundamentado em regras e normas institucionalizadas na sociedade em que o indivíduo está inserido.

O bonito disso, o ponto importante que a sociologia de Weber nos permite pensar é que, embora as coisas já estivessem prontas quando você nasceu e embora esteja obrigado a agir conforme este pacote de regras que regulam a sua vida, é preciso considerar que essas regras foram criadas por indivíduos como você, em tempos passados, e continuam a ser criadas;e também que elas estão aí para serem mudadas, e portanto você também participa disso (RODRIGUES, 2004, p. 71).

Quanto mais complexa é a sociedade, maior é a interação entre os indivíduos e também o conflito. Com isso, tende a ser maior a racionalização das regras para o estabelecimento da ordem social e da vivência em sociedade. As regras, portanto, são estabelecidas em um processo longo e instituídas pelo Estado que detém o domínio e a possibilidade de coação. Dessa forma, o indivíduo, ao nascer, já faz parte de um grupo social com regras instituídas por meio do consenso e, desse modo, ele consente e legitima sua dominação. A racionalização da sociedade, cada vez mais crescente, gera a burocracia, a transformação dos modos informais e tradicionais de obtenção da obediência dos indivíduos em instituições organizadas, burocráticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com