TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia antropologia

Por:   •  12/5/2017  •  Resenha  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

KLUCKHOHN, Clyde Antropologia: um espelho para o homem. Belo Horizonte Editora Italiana, 2005, pp. 13-53


                                           A antropologia na sociedade
Clyde Kay Maben Kluckhohn foi um antropologo estadounidense do seculo 20, que com 17 anos aprendeu a lingua dos indios nativos e estudou seus costumes. Foi professor no novo mexico e em Havard. Escreveu  La hechicería entre los navajos (1944) e em colaboração com A. Kroeber, o La cultura: revisión crítica del concepto y sus definiciones (1952).
 Somos povos tão diferentes, com lingua, costume, cultura, como vivemos tão pacificamente? A Antrologia é uma ciencia que começou no seculo 19, o ser humano que era objeto de estudo da filosofia passou a ser objeto de estudo de outras ciencias, incluindo-a. A partir do seculo 19, os antrologos começaram a estudar a sociedade primitiva, que pela evolução iria deixar de existir, com isso, eles concluiram que o homem deveria ser estudado com um toso ela tem como objetivo estudar o individuo na sua totalidade, abrangendo aspectos socias e fisicos, formando uma junção de varias ciencias, fisicas, biologicas, sociais juntando com as humanidades. Os antropologs devem estar estar preparados para o contato com sociedades diferentes e avaliá-las aproximando-se ao máximo da cultura desta, pois é uma característica humana “criar novas formas de vida e organização” baseados no seu modo de vida. Analisar o outro não é uma tarefa facil pois nossos costumes e crenças são muito distintas. O começo a Antropologia não foi muito promissora, nem do ponto de vistos dos estudiosos que se interassavam pelo assunto nem pelo motivo que eram eram levados a estudas. Como esses estudiadores não eram reconhecidos pela sua remuneração, criaram um modelo onde escreviam seus artigos sendo bem objetivos. Ela não era vista com muita importancia, pois a filosifa, psicologia, historia e sociologia ja faziam em tese esse trabalho, porem a Antropologia se diferencia de todos por ser mais ampla e estudar um pouco de cada. A nova se ciencia não se tornou uma materia muito estudava, nos dias de hoje, mas ainda assim em alguns cursos superiores tem colocado ela, embora ainda existe preconceito e ignorancia com a materia ela esta crescendo.
   Estudar o indivuo no seu total não é uma tareda facil, os apectos socias estão em quase toda maioria ligada a cultura. O funciomento biologico das pessoas são modificados caso tenham sido educado de outra maneira, uma pessoa que nasceu no brasil e morou no Japão, por exemplo, terá costumes diferentes dos nossos, como a alimentação, exposição ao sol, afetando alguns fatores biologicos. Até o mais estranho costume tem uma ordem e uma consiencia que faz o indivuo seguir, na Italia as pessoas não tem o costume de tomar banho todo dia, por exemplo, devido ao clima e consientização da agua, já aqui no brasil por ser um país tropical tomamos mais de um banho por dia. Nem todos acontecimentos culturais se encontram sujeito a padroes culturais, nós temos fatores biologicos também. Por isso todas as culturas se mostram semelhante. A cultura aproxima o homem mas ela pode ser bom para o indiduo ou ruim, se a lenda de um povo determinar que existem bruxas a noite e por isso ninguem pode sair de casa, esse fato não é veridigo. Se conhecermos a cultura exposta a nós saberemos o caminho a seguir dentro de uma sociedade.Muitas vezes nossas atividades basicas são feitos sob a cultura mas são tão comuns que nem percebemos que se trata da cultura e não de um ato natural do ser humano, a compreensao da cultura prorpociona certo desentimento dos valores emocionais conscientes e inconsientes da nossa propria cultura.
 A antropologia Estuda o individuo como um ser unico inserido em uma sociedade, o que diferencia da sociologia que estuda as relações socias de um indivuo. é um estudo muito amplo e muito completo e teria quer se visto com mais importancia na socidade. Deveria ser inserido na escola, explicando que uma cultura por ser diferente não quer dizer que esteja errada. Nos ensina que devemos ter tolerencia, respeitar as diferentes culturas existentes na sociedade, por mais exentrica no final ela é muito parecida com a nossa.










...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com