TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Preciosa

Por:   •  14/9/2015  •  Resenha  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Processos de Trabalho: Relatórios, Laudos e Pareceres  

Professora:

Alunas:

Filme: Este trabalho tem por objetivo responder às exigências da matéria no que concerne a realização de um Relatório Social (opinião do profissional da Assistência Social e sua observação quanto ao problema) a partir do Filme “Preciosa”

O filme relata a vida de Clarice Preciosa Jones, uma menina de 17 anos, que é violentada pelo pai, e pelo sofrimento psicológico e social na convivência com a mãe e também na escola por parte dos colegas de sala de aula. A mesma era culpabilizada pela diretora por sua gravidez não havendo nenhuma orientação ou assistência para com essa adolescente por parte da escola.  A intervenção por parte da Assistente Social, se da sobre a questão do benefício que recebe mensalmente, as visitas domiciliares são agendadas, fazendo com que seja planejado um cenário por sua mãe durante a visita.

Durante o filme constei outros erros, na visita domiciliar a profissional foi completamente negligente e não cobrou documentos para a comprovação das informações parecia não saber o objetivo da visita, a meu ver ela poderia ser mais observadora e questionar mais. Não houve aprofundamento do caso nem uma intervenção mais detalhada a partir do primeiro filho. Ao mudar de escola pelo fato da segunda gravidez volta à intervenção da Assistente Social, que demonstra no atendimento com a Preciosa, uma insistência para a adolescente relatar o que acontece em sua vida, ameaça colocando a renda que recebe em cheque. A profissional sugere que tem que abrir mão dos filhos. A mesma perde o controle do atendimento passando a ser a entrevistada, cria vínculos com a assistida e demonstra emoção perante a assistida. A profissional também intimida a mãe de Preciosa á afronta se envolve perante a situação, faz julgamentos, não consegue ser neutra e assim seu atendimento fica comprometido.

 A meu ver dentro do que tenho estudado as abordagens da Profissional deveriam ser, usados outros métodos começando com entrevista e escuta qualitativa, com abordagens investigativas, estudo do caso com mais aprofundamento desde a primeira intervenção que foi na primeira gravidez de Preciosa. Assim a profissional colheria mais informações da adolescente sobre o verdadeiro aspecto da sua gravidez, tendo um planejamento em suas entrevistas ou intervenções. Convidaria a família de Preciosa para uma entrevista com atendimento individual e mantendo a ética profissional e a busca da real causa desse conflito familiar. Não deixando envolver-se com a verdade/fala dos sujeitos e sim em busca de informações lógicas para suas intervenções e ações posteriores. Para mais resultados poderiam ser usado uma busca de dados com vizinhos e amigos da família. O Assistente Social presta serviços sócio assistenciais, intervindo nas relações sociais que fazem parte do cotidiano da população usuária. Sua intervenção esta sempre voltada para melhorias das condições de vida da população e se da pela oferta de bens, recursos e serviços e pelo exercício de uma ação educativa numa perspectiva emancipatória, defendendo preservando e efetivando seus direitos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com