TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia App

Trabalho Universitário: Filosofia App. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 6

O bem estar pessoal coletivo também são sinônimos de uma vida cidadão? ntunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto, musica

nos reflete sobre os anseios do ser humano, anseios que não se resumem mais somente ao sustento do corpo, mas psicológicos, espirituais, anseios mais subjetivos. Não queremos só comida e água, queremos algo mais, queremos criar e usufruir, queremos ser feliz. Alias uma necessidade que nos parece insaciável na contemporaneidade, me parece nunca ter se visto na historia tantos caros de depressão, e é isso que vem sendo visto nesse processo de modernidade, muito de tudo, um excesso de informação de preocupação um mundo dinâmico e veloz, sempre nos faltando algo. “A gente quer prazer”, ate parece que vivemos carregados pelas correntezas impostas pela sociedade, deixando excluídos os que nadam contra, vivendo sem prazer, vivendo por viver.

Universidade Anhanguera – Uniderp

Curso: Serviço Social

Professora:

Filosofia Aplicada ao Serviço Social

Acadêmicos:

Ana Clécia Gomes de Souza RA: 355715

Anderson Alves das Neves RA: 366896

Anna Flávia de Souza Botelho RA: 366894

Eliene Francisco Xavier RA: 379673

Joyce Ribeiro Campos RA: 397760

Cristalina

18 de setembro de 2012.

Etapa 1: Passo 1

A equipe deverá responder, refletir e dialogar sobre cada pergunta, inserindo suas percepções para cada questionamento:

A. O que é o mundo e a realidade?

B. O que é ser humano?

C. O que é viver em sociedade?

D. Qual a grande finalidade da vida social?

E. O que é conhecimento para que ele serve na vida dos seres humanos?

F. O que é ser cidadão?

G. Existe uma relação íntima entre cidadania e qualidade de vida? Justificar.

H. As condições de vida são termômetro de nossa situação de cidadão. Dê um exemplo.

I. O bem estar pessoal coletivo também são sinônimos de uma vida cidadão?

J. O preconceito é amplo no meio social. Vocês poderiam citar um preconceito que faz parte do cotidiano da nossa sociedade? Qual seu posicionamento em relação a ele?

Passo 2

Produzir o primeiro relatório parcial, em até duas páginas, relatando como foi esta experiência.

Passo 3

Ler os textos a seguir, que envolvem, de forma singular, um Panorama Histórico da Filosofia.

Passo 4

Elaborar o segundo relatório parcial, em até duas páginas, com as considerações da equipe sobre o questionamento: “Quais concepções filosóficas estariam presentes nas práticas humanas atualmente, e, em especial, nas práticas sociais? Que sentidos ou direções elas indicam?”

Panorama histórico da Filosofia

De certo modo a filosofia sempre esteve relacionada com o ser humano e sua relação com o mundo, pois ela tenta em sua essência buscar diversas explicações para a humanidade como forma de conhecimento em quesitos como: mito religião, arte, senso comum, ciência etc. A partir do conceito de uma ciência a filosofia abrange uma ampla área de conhecimento, que vem desde a antiguidade até os tempos atuais e todas as concepções filosóficas estão presentes de formas explicitas ou implícitas na sociedade atual, é claro que com o relacionamento em todos os contextos.

Dentre desse panorama as 03 (três) referências aqui abordadas: metafísica, cientifica e dialética tentam nos apresentar as suas abordagens das relações do real e o homem, da ação humana e a educação do conhecimento. Como dito anteriormente achamos que todas essas abordagens e suas relações sempre estiveram presentes nas diversas relações entre sujeito e objeto, nos apresentando explicações filosóficas de acordo com o conhecimento épico abordado ou apresentado destas relações e atualmente, acreditamos que a abordagem do conhecimento e da ação humana e a educação, são mais visíveis no contexto individual e social vividos por toda sociedade.

O ser humano sempre buscou o conhecimento e a sua educação para adquirir uma melhor relação entre ele e o mundo ao seu redor. Através dos tempos e pela própria evolução e crescimento individual e social, estas abordagens também evoluíram e se adaptaram a essa realidade. Hoje o ser humano busca de uma forma ou de outro conhecimento de tudo ao seu redor e práticas sociais que levem a uma melhor convivência dentro da sociedade em que ele esteja inserido. Pois, principalmente, o sujeito e o objeto tendem buscar um equilíbrio de existência para ambos, pois, os mesmos têm uma relação de existência individual.

Nesse contexto, a filosofia, desde a antiguidade até o seu posicionamento na atualidade vem tentando direcionar, compreender e dar explicações sobre a relação do ser humano sobre a sua própria existência e o seu convívio com tudo que está ao seu redor (objeto).

De posse destes conhecimentos, da educação e do real valor de sua existência a filosofia busca dar sentido e direção sobre valores éticos e existenciais para um melhor entendimento do ser humano individualmente e como um ser existencialmente e capaz de viver em sociedade, melhorando cada dia mais essa convivência e esse conhecimento.

Etapa 2: Passo 1

1. Pesquisar, ouvir e copiar, a música indicada a seguir:

* Comida, de Arnaldo Antunes, Marcel Fromer e Ségio Brito, 1987.

Bebida é água.

Comida é pasto.

Você tem sede de que?

Você tem fome de que?

A gente não quer só comida,

A gente quer comida, diversão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com