TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E Educação Comenios

Trabalho Universitário: Filosofia E Educação Comenios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Goiás– UFG

Campus Universitário de Jatai

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Disciplina de Filosofia da educação

Professora: Ricardo Garcki

Acadêmico: Gislene Marques da Silva, Cintia Cristina, Ana Paula, Denise Vilela

Turma: Matutino

Resumo: FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E METODOLOGIA DE ENSINO EM COMENIUS

Ursula Rosa da Silva

Introdução

A temática deste seminário é penar novas alternativas provenientes da relação entre filosofia e educação, considerando a demanda de um convívio na diversidade. Comenius é um pensador do século XVII, pioneiro na proposta de uma educação democrática, que inclusive a todos, pobres, ricos, homens, mulheres, inteligentes e menos capazes

A atualidade de um autor como Comenius se dá em dois aspectos: de um lado em questões polêmicas, como por exemplo, a crítica que se faz a sua concepção do processo de conhecimento – convergindo um empirismo impressionista a um inatismo enquanto predisposição natural para o conhecer – e, de outro, nas temáticas completamente atuais que se encontram contempladas na sua proposta de educação, tais como, democratização do ensino; reforma das escolas; ensino não-fragmentado; educação infantil ( de zero a seis anos) com conteúdo filosóficos; princípio da heterogeneidade educacional.

Para ele a educação deve ser universal e se deve ensinar tudo a todos. Inclusive a capacidade da mulher para o conhecimento é bastante valorizada por ele.

Comenius elabora uma proposta para educação desde a infância pré-escolar, concebendo que a educação é a forma de humanizar o homem, de fazê-lo passar de um estado bruto para o de ser humano propriamente, “convém formar o homem, se ele deve ser homem” (Comênio; 1966 p. 55)

Comenius defende a educação desde cedo e na escola onde a criança aprende em grupo e que professores tenham o compromisso com a educação e o conhecimento.

Ele ainda fala de se conhecer as razões e os objetivos das coisas que aconteçam da natureza e dos homens.

Ex.: coisas que são do objeto de observação (Céu, Terra). Para ele o corpo é como um relógio, um mecanismo, mas o cérebro é que comanda todos os membros e define operações.

Em relação a breve vida ele revela o homem como um ser que tem consciência de que irá morrer e como isto influencia em sua formação.

Ele conclui que é preciso prolongar a vida, para que se aprenda o que é necessário, abreviar os estudos, para que se aprenda mais rápido, aproveitar as ocasiões para que se aprenda realmente; despertar a mente para que se aprenda facilmente, aguçar o juízo para se aprender solidamente.

À busca da formação da metodologia da mente humana está ligada aos aspectos filosóficos que ocorre em cada período cognitivo da vida do indivíduo, demonstrando que a busca pela razão e o conteúdo cognitivo a ser trabalhado é o mesmo, mudando somente seu aprofundamento, segundo a proposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com