TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Política

Casos: Filosofia Política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

A junção de grupos divergentes e variados com representatividade formaria a sociedade civil, que dentro do pensamento de Gramsci teria acesso às discussões parlamentares, ainda de maneiras muito diversas e antagônicas. Buscar-se-ia ai o consenso para o estabelecimento de harmonia social.

Gramsci leciona que o poder público exercido pelo Estado consiste apenas no domínio de classes menos favorecidas por outras em melhor vantagem, mas deverá ser um mecanismo formado por uma sociedade política junto com a sociedade civil, formando o conceito de Estado Ampliado.

Dentro desta concepção, a sociedade política é compreendida como um poder repressivo que exerce o domínio por meio da força bruta sobre aqueles que manifestam posições opostas à classe detentora do poder. Isso compactua com o pensamento marxista

Os indivíduos participantes dessa realidade social buscariam soluções para os problemas sociais de maneira mais eficaz, já que comungariam de valores comuns ao grupo. Sendo assim, a luta de classes, como proposta por Marx tomaria espaço no terreno do político dentro de uma sociedade civil com fundamentos sólidos.

Uma sociedade civil sólida é formada por organizações e partidos políticos com objetivos específicos e claros no tocante às suas bandeiras de lutas, de idéias, valores, e projetos políticos. Quando uma sociedade se apresenta dessa forma a democracia é viável, mas quando essa sociedade é fragmentada e apresenta-se como Gramsci chamou de “Sociedade Civil Gelatinosa” existe uma força coercitiva que impede o exercício da cidadania e a instalação de fato da democracia, abrindo caminho para a ditadura e a tirania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com