TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Postivia De Comte

Resenha: Filosofia Postivia De Comte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Resenha  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Em uma ordem mundial de revoluções e avanço do capitalismo, Comte da inicio a filosofa positivista em uma tentativa de explicar as convulsões sociais de modo cientifico.

Nesse sentido, Comte extrai o positivismo de ciências exatas, como a física, e prga o espírito positivo como um meio de compreender os fenômenos e a realidade.

Assim, com o intuito de conhecer leis gerais para os fenômenos (e não mais suas causas), Comte une a ciência à observação. Nesse sentido, ele cria a lei dos 2 estagio: teológico, metafísico e positivo.

No estagio teológico os fatos observados são explicados pelo sobrenatural, de modo que entidades (como deuses) controlam a realidade de modo arbitrário. No metafísico, já se pesquisa diretamente a realidade, podem ainda há a presença do sobrenatural, sendo esta uma fase se transição.

Já no estagio positivo (ou cientifico) utiliza-se o raciocínio lógico e a observação para encontrar leis efetivas. Desse modo, a explicação dos fenômenos se resume agora na ligação entre os diversos fatos particulares e alguns fatos gerais, cujo o progresso tende a reduzir.

Desse modo, as sociedades avançadas que se encontram no estagio positivo, são capazes de prever os fenômenos e assim tornar-se uma sociedade mais estável e em evolução constante. Conclui-se, assim, que o positivismo de Comte gera o progresso.

Resumidamente, o positivismo: “ver para prever, a fim de prover”, ou seja, analisa o fenômeno, extrai leis gerais, prevê o fenômeno e alcança o progresso provendo estabilidade.

Assim, desenvolve-se as ciências sociais, no intuito de explicar convulsões sociais e entender as sociedades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com