TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia como um processo de ação racional e atribuição de valore

Artigo: Filosofia como um processo de ação racional e atribuição de valore. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

Filosofia como um processo de ação racional e atribuição de valores. E por intermédio destes dois fatores, a racionalidade e a ética, que a Administração se torna filosófica.

Existe ainda outra maneira pela qual o conjunto de atividades classificado como Administração assume, direta ou indiretamente, uma conotação filosófica. A matéria-prima essencial da Administração está no homem. A natureza humana é o estofo básico das organizações, essas coletividades que buscam metas, nas quais nasce a demanda pelas funções que dão origem à Administração. Assim, a filosofia primitiva do administrador assim como seus pressupostos a respeito do homem e de sua natureza sempre estará na equação complexa que determina as direções da ação coletiva.

A Administração pode ser concebida como a racionalidade aplicada às relações sociais. Mas, embora seja um domínio para o exercício apropriado da lógica aplicada, seus praticantes introduzem valores e praticam a ética. É por isso que temos interesse pelos aspectos lógicos e de valor da administração filosófica e da filosofia administrativa.

A civilização tem como pedra angular o esforço cooperativo do homem para a concretização do trabalho; esse esforço, em todos os campos da ciência, da organização e em todas as relações sociais, visa ao bem-estar da sociedade. Se nosso bem-estar depende realmente desse esforço cooperativo, a ciência de gerir, de coordenar, de comandar e de dirigir esse esforço é uma ciência presente em todas as atividades humanas.

É por meio da ação humana que damos forma ao pensamento e materializamos o que queremos.

A Administração faz-se presente pela organização da ação do homem, integrando recursos e esforços de forma sistêmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com