TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia e Ciência Questões Responsabilidade Social e Ética

Por:   •  28/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

Questões Responsabilidade Social e Ética

  1. Na Grécia, além da matemática, outra ciência que se desenvolveu entre os gregos foi a mecânica, cujas bases foram dadas por Arquimedes, no sec., III a.C.  A partir do entendimento e da exposição do método científico de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, Filosofando, responda: Por que Arquimedes é considerado uma exceção entre os cientistas gregos, por muitos estudiosos?
  • Arquimedes era uma exceção na mentalidade cientifica, porque  a ciência grega da época, tinha seu foco nas indagações racionais, e era desligada das técnicas e preocupações práticas. Enquanto que Arquimedes, mesmo nesse tempo, já levava em consideração aspectos de grande importância na experimentação moderna, como: na determinação dos fatores que atuam em um dado fenômeno, medidas sistemáticas e enunciação do resultado como uma lei geral.
  •   O livro Filosofando relata que ele criou a catapulta que surpreendia o exercito rival, a lupa com lentes de grande alcance para incendiar navios que estavam ao redor da cidade e através do empuxo conseguiu provar de que material a coroa do rei era feita.
  • Arquimedes era um estudioso de várias áreas. Era astrônomo, físico, inventor, matemático e engenheiro. Contribuiu com as fundações da estática e hidrostática, descobriu a lei do empuxo e a da alavanca, fez estudos sobre o centro de gravidade dos corpos.

  1. Para muitos estudiosos, a tecnologia é o resultado dos estudos da ciência e da técnica. Explique:
  1. A partir de qual momento histórico a tecnologia tornou-se uma ciência aplicada

a tecnologia tornou-se uma ciência aplicada, A partir do século 18, quando a comunidade científica passou a conhecer vários trabalhos de grandeza científica, e com a evolução da física, da matemática e da mecânica, no séc. XIX, que foi na época da revolução industrial, quando a ciência se aliou a técnica com o fim de promover a junção entre a teoria e a prática.

  1. Mencione 3 objetivos
  1.  A tecnologia tem como objetivo, o desenvolvimento de produtos de alta qualidade com preços baixos, em função da competitividade e da globalização dos mercados, ou seja, de facilitar a realização de tarefas no dia a dia.
  2. outro objetivo é a realização de tarefas que o corpo humano não é capaz de realizar, Possibilitando por exemplo condições para que o homem  possa explorar o espaço e outros mundos;
  3. outro objetivo é encurtar distâncias e propagar conhecimento e saber.

  1. Qual é a relação inicial da ciência com a filosofia e b) quando se dá a separação delas? C) Quais são as principais diferenças entre ciência e filosofia?

a) A filosofia e a ciência surgiram com o objetivo de desmitificar a realidade e proporcionar ao ser humano uma forma de compreender melhor o mundo a sua volta. No começo, a ciência estava ligada à filosofia, pq o filósofo era o sábio que refletia sobre todas as esferas da realidade, ou seja, o filósofo era o cientista.  

b) A separação da ciência e filosofia se deu A partir do sec., 17, com a revolução cientifica iniciada por Galileu, em que ele promoveu a aplicação da técnica, dai surgiu a autonomia da ciência e seu desligamento da filosofia e mais tarde a ciência se fragmentou e Cada ciência passou a se ocupar com um objeto próprio.

c) Diferenças entre ciência e filosofia – A filosofia é a ciência que tem como objeto de estudo, a totalidade da realidade, enquanto que a ciência fragmenta os objetos da realidade para compreender e inserir no conjunto da totalidade. A visão da filosofia é de conjunto, relacionando cada objeto com os outros do contexto em que está inserido.

  1. Analise o fenômeno da globalização no Brasil, 3 vantagens e 3 desvantagens.

O processo de globalização no Brasil  começou já na época do descobrimento. Mas somente a partir da década de 1990 que a globalização passou a ter um maior impacto na economia brasileira com o neo-liberalismo. com a abertura de capitais, houve mais inserção das indústrias e companhias multinacionais no Brasil, isso ampliou o mercado consumidor e originou o surgimento de mão de obra e matérias primas baratas; maior produção de emprego, porém com condições de trabalhos mais precarizadas;

b) Vantagens – 1 acesso a produtos internacionais, muitas vezes mais barato ou melhores do que os fabricados no Brasil; 2 integração do Brasil no mercado financeiro internacional; 3 investimentos de estrangeiros na bolsa de valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com