TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel da filosofia, sociologia e responsabilidade social e meio ambiente para o serviço social

Por:   •  18/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.292 Palavras (10 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL - UNIDERP

Serviço Social

Marselle Martins Crispim RA:8949195987

O papel da Filosofia, Sociologia e responsabilidade social e meio ambiente no Serviço Social

Rio Grande-RS 2014


  1. Introdução

O presente trabalho tem como objetivo abordar a utilização das matérias contidas na grade programática do curso de Assistência Social, sendo elas a Filosofia, a Sociologia e a Questão do Meio Ambiente no trabalho dos Assistentes Sociais. Fazendo um recorte mais preciso ainda, enfocarei na devida importância de cada matéria e o papel desempenhado por cada uma dentro do contexto da Assistência Social. A premissa subjacente a cada matéria é a de que todas são ferramentas relevantes para o desempenho do trabalho em âmbito social e que o uso correto de seu conteúdo colabora com aumento da produtividade do trabalho. A princípio, tentarei abordar o conceito de cada uma e sua aplicação em sua área de atuação. No começo de cada conteúdo estarei dando uma breve explanação acerca do conteúdo que lhe é pertinente e, logo após, falarei de sua aplicação no cenário do profissional Assistente Social.

  1. O mérito da filosofia para o Serviço Social

  1. Importância e característica da Filosofia

A filosofia é um dos campos de estudos mais antigos e abrangentes e é considera por muitos “mãe das ciências”. Nascida na Grécia antiga, a filosofia por um vasto período de tempo foi limitada por questões religiosas, perdendo assim o seu caráter da razão. Ao longo dos tempos, com o início da época moderna e o fim da idade média, houve uma busca e uma reintegração da filosofia com sua essência, em que há a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências  de pensamento e outros métodos. A Filosofia se fundamenta e desenvolve em diversas ciências de diversas áreas, por isso se faz presente em projetos, pesquisas e métodos educacionais por exemplo. Á Filosofia cabe a quebra conceitos existentes, de modo que mostre ao homem que ele é capaz e que lhe é permitido a mudança de comportamento perante ao seu contexto social.

  1. A relação entre a Filosofia e o Serviço Social


O profissional que atua no campo do Serviço Social tem que ter, obrigatoriamente, a filosofia como um dos seus principais fundamentos no decorrer de sua prática profissional pois o mesmo tem como objetivo o questionamento, a indagação, a busca pelo saber, reflexão, entendimento e aceitação da subjetividade do sujeito e do indivíduo diante de similares ou diferenciadas condições e situações presenciadas e/ou vividas na sociedade.

Em seu dia a dia, o profissional da área do Serviço Social tem a responsabilidade de lidar com situações em que se faz necessário a apaziguamento das tensões em diversas áreas de sua atuação, buscando sempre o equilíbrio e o bem comum sem qualquer discriminação. É de censo comum que todos nós devemos de pensar sobre como podemos melhorar cada vez mais o nosso modo de viver. Muitas vezes as práticas convencionais não são de fato as melhores, quer digam respeito à sociedade e ao poder público, a quem faz as regras e a quem lhes obedece, sejam para ricos ou pobres. Todas as pessoas em algum momento da vida são obrigadas a refletir se estão fazendo o que deve ser feito. A filosofia não é apenas importante por causa das questões acerca do modo como vivemos. Nós seres humanos somos criaturas que pensamos. Saber mais sobre a origem do universo, ou da natureza da consciência pode não ter importância para o modo como nos comportamos, mas seria contraditório não tentar responder essas questões.

Uma das maiores contribuições da filosofia pôde dar ao Serviço Social foi a utilização do método dialético, da qual podemos analisar os fenômenos sociais de forma não isolada, tendo em mente que sempre um acontecimento é fruto de múltiplas determinações. O método dialético é herança da filosofia Marxista que o Serviço Social passou a adotar em seu movimento de própria conceituação. Além disto, a filosofia Marxista é o modo que o Serviço Social como profissão utiliza para defender uma determinada classe, principalmente a classe trabalhadora.

  1. A importância da Sociologia para o Serviço Social

  1. Breve introdução e definição da Sociologia

A Sociologia é uma ciência que tem, como principio básico de seu estudo, o comportamento humano, coletivamente, no meio onde vive observando sempre aspectos culturais, sociais, tradicionais, costumes e hábitos, além de investigar as


relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições entre outros. O objetivo da Sociologia é a de sempre estudar a relação dos fenômenos sociais com certo grupo social, em busca de explicação e tentando analisar os seres humanos em suas relações de interdependência. Soma-se a esse fato, que também pode ser tratado como objetivo fundamental, a compreensão das diferentes sociedades e culturas em sua essência. Mais que sua aplicação em planejamentos, pesquisas e programas de intervenção, o conhecimento sociológico funciona também como uma disciplina voltada a capacidade de entender o homem, uma vez que a mesma desenvolve o aperfeiçoamento do nosso conhecimento sobre o ser humano como um todo, não somente como um ser individual, na medida em que tenta compreender melhor o comportamento dos outros, a sua própria situação e a sociedade inteira. Sendo uma disciplina social humanística, a Sociologia é uma forma que temos de obter uma melhor consciência.

  1. Contribuição dos conhecimentos Sociológicos em relação ao Serviço Social

Frequentemente, os profissionais do Serviço Social são diretamente relacionados a ideia pré-concebida e erronia de que o mesmo é o profissional de índole paternal/matriarcal, aquele que surge nas horas mais adversas para ajudar, atuando com ações paliativas. Essa caracterização do agente que atua nessa área é totalmente descabida uma vez que o profissional e o assistencialismo que é feito da maneira citada acima não podem nem devem fazer parte do mesmo contexto. O que norteia as atividades docentes é a compreensão de que as desigualdades sociais precisam ser combatidas, os benéficos serão para todos, a pobreza, a falta de empregos, a violência, não atingem apenas os desfavorecidos, mas as reflexões dessas questões aparece em toda estrutura da sociedade. Outro aspecto relevante da existência de um curso de serviço social, além de formação profissional é a produção que será gerada, com discussões da problemática social local, a partir daí a possibilidade de elaboração de ações preventivas e que conscientizem cada vez mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com