TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos e Teóricos - Metodológicos do Serviço Social III

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.216 Palavras (13 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FACUNDADE ANHANGUERA

EDUCACIONAL – POLO DE APOIO PRESENCIAL DE PORTO ALEGRE

(VILA IPIRANGA) - RS

Curso de Serviço Social

Fundamentos Históricos e Teóricos- Metodológicos do Serviço Social III

SERVIÇO SOCIAL

Nome do Tutor a Distância:

Professora MS Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Participantes:

Elias Junior da Silva RA 448087

Eliziane Regina Alves Aguiar RA 7932703208

Elisete da Silva Becker RA 7983706649

Loraci Paz Rodrigues RA 770165584

08 de Novembro de 2014

Índice

Introdução..................................................................................03

O Serviço Social nos Dias de Hoje.............................................04

A Importância da Ajuda para o SS.............................................04

A Ação e os Desafios do Assistente Social................................05

Visão Geral- O Mercado de Trabalho do Serviço Social............06

O SS no Setor Privado.................................................................07

O SS no Setor Público.................................................................08

O SS no Terceiro Setor...............................................................08

Entidades Assistenciais...............................................................09

O Serviço Social Voluntariado....................................................10

Conclusão....................................................................................11

Bibliografia..................................................................................12

Introdução

        Este trabalho tem o objetivo de esclarecer as dimensões do Serviço Social, enfatizando a visão do profissional, sua ação interventiva e as concepções acerca das bases teóricas que norteiam a profissão. E identificar o contexto geral das práticas assistenciais, Em seguida, descrevemos o percurso Tendo como base os tópicos principais de como é o serviço social de hoje, sua importância e seus conceitos.  O perfil pedagógico da ajuda ligado às ações do serviço social, a pedagogia  da participação  e a dinâmica do mercado de trabalho na atualidade para o profissional de serviço social. A importância do processo de ajuda para o serviço social dos setores privados, públicos bem como o terceiro setor.

O serviço social nos dias de hoje

        O perfil que o assistente social possui na atualidade é uma soma das experiências que outros profissionais das áreas absorveram ao longo de pouco mais de um século. Hoje, o assistente social modifica a sua forma de atuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder às exigências e às contradições da sociedade capitalista. Contudo, nem sempre foi assim. No passado, o Serviço Social era completamente influenciado pela doutrina social da Igreja Católica, pode-se perceber que outras correntes influenciaram o processo de profissionalização, cujas bases possuem um forte relacionamento com o monopolista absorvendo os princípios da filantropia. Ação é orientada a um fim como resposta às necessidades sociais, materiais ou espirituais essa abordagem do exercício profissional em sua dimensão de trabalho concreto, útil. A Divisão Social do Trabalho na medida em que a satisfação e as necessidades sociais se tornam mediada pelo mercado, pela produção, troca e consumo das mercadorias.

         Serviço Social brasileiro, neste sentido busca-se resgatar a força do pensamento do "fazer" nesta profissão a partir do que esta expressa na literatura profissional desde a década de 1970.  Quando Gramsci passa a ser um marco teórico no exercício profissional do serviço social, assim, a perspectiva socioeducativa assumida pelos profissionais do Assistente Social. Enfatizando junto aos seguimentos populares da classe trabalhadoras desses sujeitos na cena histórica, a análise do estatuto do serviço social na sociedade contemporânea tem sido feita a partir de três ângulos diferentes no interior da tradição marxista.

 A importância do processo de ajuda para o serviço social

        A importância desse processo evidencia que o Serviço Social se institucionaliza e legitima profissionalmente como um dos recursos mobilizados pelo Estado. E pelo empresariado,  que surgiu em um momento histórico com forte vinculação à ação da Igreja católica e com ligação da profissão com manipulação dos trabalhadores e da sua vinculação aos interesses dominantes desenvolveu enquanto profissão sob a égide do desenvolvimento capitalista industrial A partir de então, resgatou-se no Serviço Social a necessidade de articular a teoria e a prática através de suas próprias metodologias na perspectiva do enfrentamento e regulação da Questão Social, e na intensidade e extensão das suas manifestações no cotidiano.

A ação e os desafios do assistente social de acordo com o senso criticam e reflexões

        Consiste em variadas maneiras, seja nos meios acadêmicos, seja nos meios políticos. A inserção dos indivíduos no espaço social, na atualidade, vem ocorrendo de forma crescente através de ações multidimensionais, descontínuas cuja obra é perpassada por uma visão crítica e histórica dos Processos sociais.  Com análise concreta do real em suas diferentes determinações. Debruça-se sobre a realidade enquanto sociedade capitalista, o caráter das lutas de classe, tanto sob a ótica da burguesia quanto das massas trabalhadoras, marcando as possibilidades históricas de cada uma no processo de construção, o que indica sua capacidade de estabelecer a necessária relação entre teoria e prática. A esfera  cultural, na ordem presente,  em sua obra transparece uma ideia de cultura e liberdade, que propicia a ultrapassagem da heterogeneidade e da imediaticidade da vida cotidiana, das lutas econômico-corporativas que atravessam o ser social para lutas mais duradouras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (298.6 Kb)   docx (111.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com