TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Administrativas

Por:   •  31/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  1.255 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO


Este trabalho de pesquisa visa atender os objetivos solicitados, apresenta-se o presente trabalho de forma simplificada, com o objetivo de relatar as funções administrativas, teórico que desenvolveu, e assim, portanto incluindo conceitos de patrimônio, conteúdo abordando capitais de terceiros, análise de mercado, demanda, oferta e equilíbrio de mercado, estruturas de mercado e contabilidade social como ferramenta de informação para responsabilidade social.
Portanto desenvolve o presente trabalho, trazendo referencias de alguns autores.























2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Funções Administrativas

A função administrativa não é exclusiva da alta cúpula. Ela se reparte na mesma proporção por todos os níveis de hierarquia da empresa (CHIAVENATO, 2010).
Segundo Chiavenato (2004), dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da Administração. O americano Frederick Wilson Taylor iniciou a Escola da Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho do operário. Já o Frances Henry Fayol.
Conforme Maximiano (2005) desenvolveu a Teoria Clássica, que originou-se nas conseqüências geradas pela Revolução Industrial, basicamente no crescimento desorganizado e acelerado das empresas, exigindo uma substituição de conhecimentos adquiridos somente pela prática e pela improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência das organizações.
De acordo com Chiavenato (2000) o processo administrativo está divido em: 
Planejamento
Organização
Controle e 
Direção.

2.2 Planejamento
Conforme Chiavenato (2000, p. 195) diz que “planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los”. Ferreira e Souza (2001, pág. 36)
Faria (1997, pág. 71) afirma que “o planejamento determina os objetivos a atingir e os tipos de controle necessários que a administração da empresa deverá adotar”.
O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais, em razão disso há três níveis distintos de planejamento; planejamento estratégico, planejamento tático, planejamento operacional (CHIAVENATO, 2010 P. 139).


2.3 Organização 

Refere-se à alocação, distribuição e arrumação dos recursos trazidos de fora da organização para dentro. Considerando que nem toda organização tem disponível todos os recursos que precisa para atingir seus objetivos, surge então a necessidade de trazer Ester recursos para dentro da estrutura (MARINHO 2010).
Farias (1997. p. 81), é “o estabelecimento de uma estrutura formal de autoridade, mediante a qual se definem, dispõem e coordenam as fases e métodos de trabalho para se atingir um objetivo”.
Conforme Chiavenato (2010, p. 190), afirma que organização como função administrativa, a organização faz parte integrante do processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar.
Chiavenato (2010, p. 191) traz as principais funções da organização dentro do processo administrativo: Dividir o trabalho, agrupar as atividades em uma estrutura lógica, designar as pessoas para sua execução, alocar os recursos necessários e

coordenar os esforços.

2.4 Direção

A direção tem como função dinamizar o processo de trabalho através da ativação das pessoas. Através de meios chamados de meios de direção. São cinco os meios básicos de dirigir pessoas: Ordem, comunicação, motivação, coordenação e liderança. Aqui entra o papel da liderança que deverá motivas os indivíduos e grupos através da comunicação, do envolvimento e orientação. (MARINHO 2010)
Segundo Ferreira e Souza (2001, pág. 73), “a integração dos esforços individuais, a mobilização de todos os membros da organização em prol do alcance dos objetivos comuns”. Segundo o autor, para que isto seja atingido efetivamente, não basta aos gerentes comportarem-se tão somente como chefes, mas devem ser verdadeiros líderes. 
Chiavenato (2010, p. 270) relata o processo da direção no aspecto administrativo: Dirigir os esforços em direção a um propósito comum, comunicar, liderar, motivar, incentivar, gerir conflitos e reconhecer e recompensar.

2.5 Controle

Faria (1997, pág. 160) afirma que “o controle é um instrumento para assegurar a consecução do objetivo e, em conseqüência, podermos tomar medidas corretivas quando necessário”.
Ferreira e Souza (2001, pág. 97) premiam este conceito com um enfoque paradoxal ao afirmarem que “o controle só se torna eficaz se contribuir para a melhoria dos processos e sistemas organizacionais”. 
Chiavenato (2010. p. 3320) relata a estrutura organizacional da subdivisão do controle no processo administrativo: Definir padrões de desempenho, monitor o desempenho, compara o desempenho com os padrões e tomar a ação corretiva para assegurar os objetos desejados.



2.6 Patrimônio

Conforme Marion (2008 p.34),

o termo patrimônio a significa a princípio, conjunto de bens pertencente a uma empresa.
“O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados á a entidade (empresas, organizações, poder público), e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos das entidades.” (COSTA, 2009, p.43).
Conforme Marion (2008 p.34), o termo patrimônio a significa a princípio, conjunto de bens pertencente a uma empresa.

2.7 Origens de Recursos
Capital Social – toda empresa para iniciar suas atividades é necessário o capital social, que no qual e registrado no contrato social e que serve para o inicio das atividades da empresa.
Os recursos próprios (capital próprio) são representados pelo patrimônio líquido: Patrimônio Líquido = Recursos Próprios.
Capital é um termo de origem inglesa, que significa patrimônio em sentido puro, ou seja, que se origina de contribuições feitas por sócios (GONTIJO, 2003, p. 01). 
Capital de terceiros -: correspondem às obrigações; são os recursos provenientes de terceiros e que a empresa utiliza para as suas atividades, estes recursos são denominados débitos de funcionamento (débitos com fornecedores, débitos fiscais, obrigações trabalhistas, etc.). Também são recursos de terceiros os débitos de financiamento como os empréstimos, financiamentos, etc. 
Os recursos alheios (capital de terceiros) são representados pelo passivo exigível:
Passivo Exigível = Recursos de Terceiros

2.8 Análise de mercado 
Analisar o mercado é visualizar a maneira de um negócio se concretizar no mercado, considerando os consumidores, a concorrência e os fornecedores. E a forma mais comum de se fazer esta análise é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com