TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DO CONHECIMENTO

Ensaios: GESTAO DO CONHECIMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 3

1-Qual a importância da Inteligência Competitiva para o posicionamento da empresa no mercado? Quais as dificuldades em sua estruturação? Apresente sua resposta em um texto de no mínimo 08 linhas. (3,5 pontos)

No cenário atual, onde a economia está interligada entre países e os meios de comunicações estão cada vez mais modernos, as tendências se espalham de maneira rápida e efêmera, no sentindo de que, o que hoje está em evidência amanhã poderá se tornar passado, influenciando, assim, as pessoas, suas vontades, anseios e consumos.

A inteligência competitiva procura identificar essas tendências do mercado e antecipar o impacto que ocorrerá na organização. O uso da inteligência competitiva vem proporcionando, às empresas, maior conhecimento e informações sobre o macro ambiente e suas tendências, conhecimento maior sobre a concorrência e diferentes formas de inovação, fazendo com que as organizações tomem decisões mais assertivas e seguras reduzindo os riscos a curto e longo prazo. Nos dias atuais, ter um sistema de inteligência competitiva (SIC) é considerado estar a frente em termos de qualidade e produtividade. Em uma economia onde a única certeza é a incerteza, apenas o conhecimento é fonte segura de vantagem competitiva. Quando os mercados mudam, as tecnologias proliferam, os concorrentes se multiplicam e os produtos se tornam obsoletos quase da noite para o dia, as empresas de sucesso são aquelas que de forma consistente criam novos conhecimentos, disseminando-os profundamente em toda a organização e rapidamente os incorporam em novas tecnologias e produtos. Sob a ótica das organizações, o processo de inteligência baseia-se no entendimento de que os gestores devem estar sempre bem informados, sobre os negócios, de uma forma sistemática e atual.

Embora a tecnologia torne mais fácil e eficiente a estruturação da implantação da Inteligência Competitiva, este não é o fator mais importante para o sucesso. A Inteligência Competitiva depende principalmente de pessoas, para o bem e para o mal. São elas que possuem o conhecimento para discernir o que é relevante no meio da enorme quantidade de dados e informações disponíveis, buscar relações entre variáveis aparentemente desconexas, transformá-las em inteligências, tomar decisões e agir estrategicamente. Também são elas que, quando se recusam a aceitar mudanças e compartilhar informações, impedem o funcionamento efetivo ou até mesmo a adoção de IC. Por isso, implantar um SIC sem antes trabalhar a cultura organizacional é um esforço em vão. Mesmo depois da implantação, principalmente nos estágios iniciais de funcionamento do sistema, é necessário envolver os funcionários em treinamento de IC para conscientizá-los de seu papel.

2) Explique 05 características positivas advindas da aplicação de um processo de Gestão da Informação que sejam implantadas pelas Empresas. Apresente sua resposta em um texto de no mínimo 08 linhas. (3,0 pontos)

A gestão da informação tem como objetivo apoiar a política global da empresa, na medida em que torna mais eficiente oconhecimento e a articulação entre os vários subsistemas que a constituem; apoia os gestores na tomada de decisões; torna mais eficaz o conhecimento do meio envolvente; apoia de forma interativa a evolução da estrutura organizacional, a qual se encontra em permanente adequação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com