TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRAMSCI – AMERICANISMO E FORDISMO

Por:   •  20/7/2017  •  Resenha  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 5

GRAMSCI – AMERICANISMO E FORDISMO

A primeira observação que chama a atenção na série de notas acerca dos Estados Unidos e que foram reagrupadas tematicamente em 1934 é a presença de uma marcante intuição da força do capitalismo estadunidense: segundo Gramsci, o único capitalismo histórico que não se encontra limitado pelos resíduos sociais dos modos de produção anteriores.

Uma segunda e decisiva observação repousa na constatação de que o fordismo —como mecanismo de acumulação e base para o American way of life —,longe de criar pura e simplesmente o "gorila amestrado" pretendido pelo sistema Taylor, fundamenta o desenvolvimento superior da luta operária. Tal dimensão é atestada pelas sistemáticas tentativas por parte das gerências de refrear a combatividade classista por meio da estratégia dos altos salários e da difusão de ideologias proibicionistas entre as famílias operárias.

A junção do sistema de Taylor com A mecanização do ritmo produtivo advindo da linha de montagem. Na verdade, isto se estende ao reconhecimento de traços culturais associados à difusão de uma nova visão social de mundo plasmada pela combinação do proibicionismo com a regulação puritana dos hábitos sexuais reforçada pela propagação do individualismo como antídoto para as características do associativismo de classe.

Após Gramsci essa noção de fordismo deixou de ser uma espécie de sinônimo do trabalho taylorizado—um processo que cria uma camada de administradores-supervisores e de engenheiros destinada a dirigir a produção em seu conjunto, fragmentando-a em uma série de tarefas repetitivas que o trabalhador deve executar disciplinadamente  com máxima eficiência —e passou a representar um novo modo de vida —chamado, posteriormente, de modo de regulação ou mesmo de modelo de desenvolvimento—que, partindo do chão-de-fábrica, açambarca as dimensões mais íntimas da condição operária.

O fordismo soube combinar processos de trabalho taylorizados, altos salários, benefícios limitados à "aristocracia operária" coma intervenção por parte dos gerentes nas vidas privadas dos trabalhadores, para criar certas práticas individuais e coletivas consistentes com a produção em série. Nesse sentido, representou uma vitória obtida —por meio de uma peculiar  combinação de força (derrota do sindicalismo de ofício) e persuasão (os chamados altos salários, os benefícios sociais, a propaganda moral e a instrução) pelo capitalismo estadunidense contra o poder dos antigos artesãos pelo controle sobre o processo de trabalho.

Além disso, Gramsci foi pioneiro em observar a importância da elevação dos salários, o Five dollars day introduzido por Henry Ford, para a pacificação dos conflitos operários provenientes da implantação da linha de montagem tendo por base a redução das operações produtivas ao aspecto físico "maquinai".

Identifica nessa nova norma salarial um poderoso instrumento de estruturação do "mercado determinado", organizado pela transferência de parte dos ganhos de produtividade para os salários

A DIALÉTICA DA PACIFICAÇÃO

 

Em termos globais, ao fundar um determinado tipo de Estado, o grupo econômico realiza sua síntese ao desenvolver um complexo de novas superestruturas cedendo lugar à expansão "racionalizada da sociedade civil Ou seja, o fordismo sintetiza a unidade entre a história e a lógica do desenvolvimento da burguesia americana como classe historicamente determinada.

Nesse espírito, Gramsci empreende a análise do mecanismo de acumulação fordista que se afigurava a partir da implantação da estrutura de produção em massa, ou, em outras palavras, da "passagem do velho individualismo econômico para a economia programática

Este velho individualismo econômico caracteriza a ideologia do velho produtor artesanal. As observações de Gramsci relativas ao caráter progressivo do fordismo verificaram-se empiricamente na organização de massa das classes trabalhadoras americanas nas indústrias fordizadas, processo iniciado na metade dos anos 1930 e que avançou durante a Segunda Guerra Mundial sob abandeira do Congress ofIndustrial Organization (Congresso das Organizações Industriais —cio).

Do fordismo o que Gramsci buscou apreender o novo equilíbrio de forças políticas instaurado em pleno período de crise orgânica, conforme vivia o mundo capitalista da época, e no qual o fundamental seria compreender a estratégia "reativa e auto-acomodativa" empreendida pelas classes dominantes na Itália e nos Estados Unidos. Assim, segundo as imposições de um período de crise orgânica, a classe dominante busca reconduzir o movimento operário, bem como o conjunto mais geral das classes subalternas, ao terreno  de lutas econômico-corporativo.

AMERICANISMO E FORDISMO

Pode se dizer genericamente o americanismo e o fordismo resultam da necessidade imanente de compor a organização de um economia programática' e que os vários problemas examinados deverão ser os elos da corrente que assinala justamente a passagem do velho invisualíssimo econômico à economia programática. Estes problemas nascem das várias formas de resistência.

O proibicionismo  que nos Estados Unidos era uma condição necessária para desenvolver o novo tipo de trabalhador.

A América não tem grandes tradições históricas e culturais, mas também não está marcada por essa capa de chumbo (nobreza ). Essa é uma das principais razões certamente mais importante do que a assim chamada riqueza natural que explicam sua formidável acumulação de capitais, não obstante o nível de vida das classes populares ser superior ao europeu. A não -existência destas sedimentações viscosamente parasitárias, deixadas pela fases históricas, permitiu uma  base sã à indústria e especialmente ao comércio, e sempre reduziu a função econômica representada pelos transportes e pelo comércio a uma atividade subalterna a da produção, ou melhor, a uma possível absorção dessas atividades pela produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com