TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Garoto Selvagem Resenha

Ensaios: Garoto Selvagem Resenha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  1.928 Visualizações

Página 1 de 3

O GAROTO SELVAGEM.

O garoto selvagem é um filme de caráter sociológico que tem como objeto de estudo a relação do homem com a sociedade, produzido pelo cineasta Francês, François Truffaut, na década de 70. O filme tem como base uma análise psíquica e comportamental realizada pelo o médico humanista chamado Jean- Pierre Itard, o documentário apresentado pelo médico descreve o comportamento de um menino que foi achado por caçadores aos 11 anos de idade que até então desde seu nascimento não tinha contato algum com a sociedade.

O enredo do filme, em síntese, retrata a adaptação do menino que durante a sua infância foi abandonado e apenas aos 11 anos de idade ,através do médico Itard foi encontrado. Posterior a esse encontro o garoto ficou conhecido como o garoto de Aveyron, nome do local no qual o menino foi resgatado. O título do filme rotula basicamente o comportamento adotado pelo garoto diante da sociedade onde ao decorrer da trilha se pode notar a adaptação do menino ao meio.

O comportamento primata do menino com a sociedade, devido a falta de inclusão à vida social e cultural durante o seu crescimento, teve como consequência dificuldade no processo de comunicação e capacitações individuais. Diante dessas limitações o garoto necessitaria de cuidados especiais, na verdade necessitaria passar por um processo de ressocialização, por conta dessas dificuldades, Victor ,nome dado pelo médico para o garoto, foi encaminhado para uma instituição de surdos e mudos por não ter condições alguma de estabelecer qualquer vínculo comunicativo com alguém. Dona Guérin foi a senhora contratada pelo governo que ficou responsável por executar os serviços e cuidados necessários com o garoto.

O curioso de observar no decorrer do filme é a forma na qual o menino Victor é visto como apenas um objeto de estudo pelo Dr.Itard, sem que haja algum vínculo sentimental ou grau de parentesco entre eles. O que se pode notar durante o desenvolver da obra é que o Dr.Itard pré estabelecia metas a serem cumpridas, o principal era conseguir explorar as potencialidades individuais do garoto e suas próprias capacitações como o simples ato de falar e andar.

̋̋ O homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz ̏, Imannuel Kant. A analogia que pode ser feita entre esta citação e o enredo do filme é que o desenvolvimento do sujeito está diretamente relacionado com a interação que o próprio exerce com o meio , ou seja, o que se pode concluir é que o comportamento selvagem do garoto é resultado da criação e educação passada para ele durante o seu desenvolvimento. O que se pode notar no filme de forma muito inconstante é a relação que se pode estabelecer entre o comportamento primata do garoto e o a teoria do determinismo que vai defender que toda consequência tem uma causa é de que toda ação humana é inteiramente causada por eventos anteriores, e não pelo exercício da vontade.

Em suma, toda a análise psicológica feita no filme pelo Dr.Itard tem como finalidade mostrar a importância da educação na sociedade e que talvez essa seja a única maneira de estabelecer uma interação humanitária com a mesma, sem ter comportamentos primitivos e atitudes animalescas. Não levando o ser humano a viver uma cultura à primeira vista arcaica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com