TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Conhecimento Virtual

Trabalho Universitário: Gestao Conhecimento Virtual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 5

Avaliação a Distância (AD)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Assista ao vídeo “Gestão do Conhecimento”, de Gilson Coelho, leia o artigo “Uma revolução invisível” e com o apoio do material didático, responda as questões solicitadas, de acordo com as orientações fornecidas.

Link do vídeo: (http://www.youtube.com/watch?v=i2fkySV5B4E), acessado em 21 fev 2013. O Consultor Gilson Coelho trata sobre a retenção de talentos na empresa, o baixo nível de turnover e o capital intelectual das empresas.

Link para artigo: (http://www.hbrbr.com.br/materia/uma-revolucao-invisivel), acessado em 21 fev 2013.

Supondo que você seja o gestor de uma empresa e queira estruturar um processo de Gestão do Conhecimento, após assistir ao vídeo, ler o texto e o material didático, responda as questões seguintes:

1. Após o conteúdo apresentado, explique de forma fundamentada, sobre a importância da Gestão do Conhecimento para um posicionamento moderno das empresas no mercado. Cite no mínimo 3 (três) variáveis que impactam em sua estruturação. (3,0 pontos).

Aempresa precisa estar preparada para absorver as mudanças e acompanhar as tendências sociais, tecnológicas e econômicas do ambiente no qual ela está inserida, de maneira rápida e dinâmica. O setor empresarial está cercado de turbulências, crises, e a crescente intensidade da competitividade e da complexidade do meio ambiente fazem sentir, no mundo empresarial, a necessidade de obter melhores recursos do que os dos seus concorrentes.

O atual nível de competitividade e exigência do mercado, orienta as empresas na busca por elementos capazes de gerar vantagem competitiva que além do caráter sustentado, proporcionem condições ao sucesso da organização dentro do mundo atual, já que, fatores tradicionais até então sinônimos de riqueza, são sobrepujados pela produção distinta de valor, cuja matéria prima é o conhecimento.

Pois foi-se o tempo em que apenas equipamentos e atividades operacionais geravam lucratividade para as organizações. Hoje, o olhar empresarial também está voltado para o capital intelectual, ou seja, para as pessoas que com suas capacidades criativas, motivações, competências e conhecimentos é sentida como um diferencial e uma oportunidade para as empresas crescerem mais.

Diante desse novo ambiente, precisamos atentarmos a tecnologia, que devido as inovações tecnológicas, a cada momento são lançados equipamentos mais modernos, e que exigem do trabalhador habilidades e umaformação multifuncional.

Assim como, a customização em massa, que nada mais é que, produzir determinado bem ou serviço em grande escala para públicos específicos, ouseja, buscando atender os pedidos de clientes pertencente ao gosto e pretensões de compra proveniente de hábitos de consumo já conhecidos conjuntamente.

2. Como você diferencia dado, informação e conhecimento? Explique-os, apresentando também um exemplo de cada. (3,0 pontos).

O dado é a forma mais bruta do conhecimento, pois baseado somente nele você não toma decisões, não constituem base para uma ação, não tira conclusões, não conduz a uma compreensão.

Em uma pesquisa eleitoral, por exemplo, são coletados dados, isto é, cada participante da pesquisa fornece sua opinião sobre determinado candidato, mas essas opiniões não significam muita coisa no âmbito da eleição. Só depois de ser integrada com as demais opiniões é que teremos algo significativo.

A informação são dados contextualizados, trabalhados, constituindo base para uma ação, um entendimento e possuindo um propósito. No exemplo da pesquisa eleitoral, os pesquisadores coletam dados dos entrevistados, mas quando inseridos nos sistemas e processados produzem informações, que dizem respeito a que tem mais chance de ser eleito, dentre outras.

O conhecimento se dá quando, com a intervenção humana e inteligente, transformamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com