TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Exames: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

O treinamento é uma ferramenta muito importante na Gestão de Recursos Humanos, porém não vem sendo aplicado de forma estratégica nas organizações, pois as empresas não conhecem a importância dessa ferramenta para a gestão da empresa.

Podemos dizer que uma das maiores metas dos setores de RH é criar um bom desenvolvimento das equipes dentro das organizações, pois o maior patrimônio das empresas é o capital humano que necessita estar sempre em crescimento. Os gestores de RH procuram métodos para aproveitar as potencialidades de cada colaborador dentro da empresa, assim gerando desenvolvimento dentro da mesma, e é partindo dessa linha de raciocínio que surge a necessidade de treinamentos dentro das organizações.

As pesquisas mostram que quase todos os investimentos aplicados em treinamentos nas empresas são desconhecidos, pois à medida que se possui novos funcionários os mesmos são treinados por outros funcionários mais experientes que passam seus conhecimentos adiante. E é daí que surgem os problemas e as deficiências dentro da empresa, pois se um funcionário antigo aprende algo errado à tendência é passar ensinamentos errados também.

O treinamento é um processo educacional de curto prazo que utiliza procedimento sistemático e organizado pelo qual o pessoal não gerencial aprende conhecimentos e habilidades técnicas para um propósito definido. (CHIAVENATO, p. 30).

Então o treinamento faz gerar o desenvolvimento dentro da organização, assim investindo em capital humano as empresas constituem inteligência para serem aplicadas nas tarefas designadas pela empresa. O treinamento tem por finalidade ser aplicado para desenvolver o nível de conhecimento das pessoas voltando esses conhecimentos para as habilidades propostas pela empresa.

A incessante busca por treinamentos deve ser instigada pela empresa, uma vez que seja notada a necessidade de realizar treinamentos para aperfeiçoar os conhecimentos e habilidades no meio corporativo, pois os funcionários das empresas devem adquirir posturas profissionais conscientes e responsáveis. Logo o funcionário pode se destacar no meio profissional se estiver bem preparado para o mesmo.

Como podemos ver essa importante ferramenta para os Recursos Humanos em busca de resultados é pouco aplicado, o que se deve fazer é buscar junto aos colaboradores e gestores das empresas planejamentos e projetos que apliquem os treinamentos não só por obrigação, mas por necessidades da própria empresa. O colaborador ou gestor é o principal responsável para a execução dessas atividades no âmbito empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com