TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Ensaio: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Ensaio  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

PASSO 4 ETAPA 1

De acordo com a entrevista assistida, quais são as origens da Gestão da Qualidade e como ela está consolidada hoje nas empresas?

De acordo com a entrevista assistida a origem e o surgimento da Gestão da Qualidade deu-se desde a antiguidade pelos artesãos onde mesmos eram responsáveis por todo o processo, a compra de matéria prima, fabricação manual das peças, venda, pós venda e qualidade dos produtos fabricados.

A Gestão da Qualidade está consolidada hoje nas empresas como programa onde são usadas ferramentas da qualidade onde o intuito é qualificar a empresa para obter o produto final de quaisquer segmento sempre com alto escalão de qualidade e sempre visando melhoria e padrão não só nos produtos como tambem por conseguencia nas formas de execusão dos métodos e processos mantendo o bem estar dos colaboradores e evoluindo o nome da empresa.

Comente sobre os princípios da Gestão da Qualidade (foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas e melhoria contínua).

Gestão da Qualidade é algo bastante abrangente tendo como ponto de partida a própria Qualidade existente na Gestão, a visão da administração da empresa. Não existe gestão da qualidade sem qualidade na gestão e isto pressupõe uma administração (diretores e gerentes) com visão e, sobretudo, disposta a quebrar alguns paradigmas ainda existentes em muitas empresas. Atrevo-me a afirmar que o futuro da empresa está diretamente dependente da forma como a administração enxerga esse mesmo futuro e do que ela está disposta a mudar para enfrentar ou se preparar para o mercado hoje e amanhã.

Como definir qualidade na gestão? Ela não é mais do que um conjunto de diretrizes, princípios e regras estabelecidos pela direção das empresas, e por ela praticados, que têm como principal função orientar a gestão da empresa no seu caminho. Estas diretrizes, princípios e regras representam a bússola que orienta os passos dos seus administradores e devem possuir a flexibilidade necessária para que possam ser rapidamente ajustados às demandas do mercado e dos clientes.

Foco no cliente: é o principal fundamento da Gestão da Qualidade,visa a atender as nescessidades atuais e futura dos clientes com exelencia nos seus produtos e serviços.

Liderança: a liderança é o alicerce das empresas pois tem o compromisso de motivar estimular e manter um clima agradavel, fazendo com que as pessoas envolvidas nos processos de produção procurem sempre fazer o seu melhor mantendo a qualidade do produto e do ambiente.

Envolvimento das pessoas: pessoas envolvidas nos processos da organização é de grande importância, já que possibilita o uso de suas habilidades em prol do alcance dos objetivos e para benefício da organização.

Atualmente, os padrões, processos e ambientes vivem em constantes mudanças, logo, esta situação afeta a visão do cliente que por instinto acompanha a transformação do meio, contudo, para a organização não perder competitividade e clientes junto à essas mudanças, uma ferramenta essencial na gestão de qualidade precisa ser aplicada constantemente “a melhoria contínua”.

A melhoria contínua: busca a mudança de acordo com o meio, ou seja, manter a qualidade de seus produtos atendendo as necessidades atuais e futuras dos clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com