TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LOGÍSTICA E GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS INTEGRADA

Por:   •  1/11/2017  •  Monografia  •  2.241 Palavras (9 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

             Curso Superior de Tecnologia em Logística

        4° Semestre / 2017

Autores:

Adriana Oleuza Piculi – RA 3045909203

Bruno da Silva Gonçalves – RA 3056112771

Eduardo Roberto de Oliveira – RA 3553955916

Leandro Gustavo Mathias Santos – RA 1908612456

Tatiane Cristina Soares – RA 1299139898

Tutor Presencial: Sylmara Andrade de Campos Nunes

Tutor EAD: Gilberto Carmo de Morais

      PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE LOGÍSTICA

PROINTER IV PARCIAL - FASE I

LOGÍSTICA E GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS INTEGRADA

Unidade I, Campinas

Campinas, 2017

SUMÁRIO

1.        Conceito de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos        3

2.        Processos Envolvidos e Benefício à organização        3

3.        Gestão eficiente dos Estoques        3

4.        Subprocessos de Armazenagem        5

5.        Tipos e funções das embalagens        5

6.        Unitização        6

7.        Armazenagem alfandegada        6

8.        Processos de exportação        6

9.        Modais        7

10.        Entrevista com a empresa        8

11.        Considerações finais        9

12.        Referências bibliográficas        9


  1. Conceito de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos

Por décadas a Logística era considerada apenas como distribuição de produtos, somente o físico. A partir da década de 80, foram desenvolvidas estratégicas entre fornecedor, empresa e cliente. Através da globalização na década de 90, foi ocorrendo mudanças nos mercados por causa dos produtos industrializados, crescimento da comunicação com apoio da Tecnologia da Informação, mudando o estilo de vida dos países, ocorrendo a integração da cadeia de suprimentos, surgindo no Brasil a competitividade no comércio. Desde então as empresas vem se inovando em suas ações, tendo criatividade em seus negócios e valorizando o empreendedorismo para uma Gestão Eficaz.

O sistema integrado da Gestão da Cadeia de Suprimentos consiste em um relacionamento entre empresa, seus fornecedores e clientes, que também envolve todo o processo da produção de um produto, sendo bem administrada.

  1. Processos Envolvidos e Benefício à organização

São todas as atividades de movimentação desde a matéria prima, armazenamento, movimentação interna dos materiais recebidos, conferencia de cargas, classificação, até o produto final.

Os benefícios que uma empresa pode gerar é inovando seus processos, otimizando o fluxo de trabalho e seus sistemas. A Gestão da Cadeia tem como objetivo de desenvolver e planejar através de informações inovadoras, tomando as melhores decisões que proporcionam uma produção mais ágil, eficaz e com menos custos.

  1. Gestão eficiente dos Estoques

As políticas são diretrizes que cada departamento deverá seguir, estabelecidos padrões que sirvam de guias aos programadores, e critérios para medir o desempenho do departamento. DIAS (2009)

As funções do estoque é garantir as mercadorias para as exigências do cliente, é necessário que tenha uma boa administração de materiais, e cumprimento dos planos de produção, minimizando o capital investido.

Conforme DIAS (2009) o gerente da produção é responsável por administrar o investimento do capital em matéria prima para garantir que a produção não prejudique o enfoque de vendas.       

Conforme o autor DIAS (2009), os tipos de estoques são:

Matéria prima: São os principais materiais para fabricação de um produto acabado. O fator indispensável é a qualidade e o tamanho do item, pois pode ser perecível e ocasionar perdas no estoque, por isso que o investimento tem que ser satisfatório em nível mínimo.

Produto em processo: São produtos parcialmente acabados, aguardando a intermediação para fazer parte de outro processo de um produto ou até sua finalização. De acordo com o autor, o nível de estoque desses produtos deve ser bem gerenciado, quando tem uma produção elevada, a administração deve acelerar a rotatividade e reduzir o fluxo de caixa.          

Produto acabado: O estoque de produtos acabados são praticamente zero, sendo produtos já finalizados e na sua maioria já vendidos por encomendas que é o que as maiorias das empresas fazem,

Materiais auxiliares: O autor descreve que em uma produção pode ocorrer a reposição de uma peça onde ocasiona tempo ocioso e perda do cliente.

O armazenamento de qualquer material gera custos pelos fatores diversos como deterioração, aluguel, depreciação. Conforme o autor DIAS (2009), podemos calcular os custos em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (162.1 Kb)   docx (314.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com