TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CADEIA INTEGRADA DE ABASTECIMENTO

Por:   •  4/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - GESTÃO

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS – ADMINISTRAÇÃO

ÁTILA LEÃO DE MELLO

ELAINE DALMOLIN

PRISCILA

TAMARA

VENITA

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

ITAJAÍ

2015

ÁTILA LEÃO DE MELLO

ELAINE DALMOLIN

PRISCILA

TAMARA

VENITA

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Administração de Materiais, como requisito parcial para elaboração da nota referente a M1 do curso de Administração, da Universidade do Vale do Itajaí.

Professor :Guido Renato Miranda

ITAJAÍ

2015

 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a forma que o Grupo MEG conseguiu obter vantagem competitiva através da utilização da cadeia integrada de abastecimento direta ou indiretamente. Quais foram os métodos que a empresa utilizou e que vantagens trouxe a empresa?

Tendo em vista a competitividade no mercado globalizado, as empresas passaram a entender a importância de se investir em formas de redução de custos, tempos de produção e tempo de entrega dos seus produtos. Em decorrência disto, elas conseguiriam agregar valor para o cliente, acarretando assim, aumento da participação das mesmas no mercado atual cada vez mais dinâmico. Para isso, passaram a investir cada vez mais em sistemas de informação que as permitissem obter informações de toda a cadeia integrada de abastecimento, além de buscarem cada vez mais conhecer as necessidades de seus consumidores.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA GMEG

Em 27 de março de 1991 é fundada a empresa Garthen In. E Comércio de Máq. Ltda, inicialmente com 3 funcionários e sede na cidade de Itajaí –Santa Catarina. Em 1992 em nova sede a empresa amplia sua unidade fabril para aumentar a capacidade produtiva e atender a crescente demanda do mercado. No mesmo ano na cidade de Barra Velha sc nasce a Motomil, produzindo inicialmente motoesmeris. No ano 2000, por falta de incentivo do poder público a Garthen muda suas instalações para cidade de Navegantes e lança a marca Eletroplas, atuando no segmento de injeção plástica e fabricação de motobombas. Em 2006 uma grande virada: a unificação das 3 empresas formando o grupo GMEG, proporcionando redução nos custos operacionais e facilitando o atendimento aos clientes.

Em 2013, passados 22 anos com uma área de 102 mil M² de terreno e 37mil m² de área construída, o grupo GMEG conta com um dos parques fabris mais modernos do Brasil no segmento.

O sucesso do crescimento é também o slogan INOVANDO SEMPRE, na diversificação e melhoria dos produtos que desde 2003 tem seus processos certificados pela ISSO 9001.

LOCALIZAÇÃO:

O parque fabril do grupo GMEG atualmente está localizado em NAVEGANTES –SC, um município localizado à margem esquerda do rio Itajaí-Açu, no litoral norte de Santa Catarina.

Com uma orla marítima de aproximadamente 12 KM, divididas em Praia Central, Meia Praia e Gravatá, tendo como principal ponto turístico o Farol por causa de sua proximidade com embarcações de pesca e os navios que diariamente entram e saem do Porto de Itajai e Navegantes. O local é também muito procurado pelos amantes da pesca de arremesso. Possui ainda o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder que é um dos principais portões de entrada do município e o segundo maior aeroporto do estado. Possui um papel fundamental no desenvolvimento econômico e turístico da cidade e de toda região.

MISSÃO

A missão do grupo é inovar sempre, para facilitar a vida de seus clientes, colaboradores e sociedade local, na fabricação, importação e comercialização de produtos para o uso hobby, ocasional, profissional e industrial. A busca constante pela melhoria contínua nos processos de desenvolvimento, fabricação e comercialização conduzem a empresa para um crescimento sustentável, gerando rentabilidade para os sócios, revendedores, colaboradores e seus dependentes. Também respeitamos os valores éticos, ambientais e sociais que nos cercam, para que possamos cada vez melhor atender nossos clientes e revendedores de forma plena.

VISÃO

Estar entre os líderes de mercado em nossa linha de produtos. Fabricando produtos de qualidade e competitivos para satisfazer nossos clientes e revendedores.

POLÍTICA DE QUALIDADE

Desenvolver, fabricar e comercializar máquinas, equipamentos e acessórios para jardinagem, agricultura, metal mecânica, construção civil, geração de energia e injetados.

Inovar sempre, proporcionando a satisfação dos clientes através da confiabilidade e qualidade de nossos produtos, garantidos pela melhoria contínua dos processos e talentos humanos.

FILOSOFIA:

Para o Grupo GMEG, seus colaboradores são seu principal patrimônio. Por isso, investe fortemente em treinamento contínuo e no bem estar de todos os funcinários.

Promover desenvolvimento social, qualidade de vida e melhoria contínua de processos, produtos e talentos humanos é a filosofia de Grupo GMEG, proporcionando assim, aos clientes, segurança, qualidade e confiança ao adquirir os produtos que levam a marca do grupo.

ESTRUTURA:

O Centro Administrativo do Grupo GMEG possui um amplo sistema de informações on-line e interativo que facilita a comunicação entre os departamentos nos processos internos. Conta também com um sistema on-line que integra as informações e pedidos dos representantes e assistentes técnicos de todo o País.

PROJETOS:

O Grupo GMEG conta com alta tecnologia no desenvolvimento de projetos. A equipe de engenharia desenvolve os mecanismos em três dimensões parametrizadas, o que possibilita uma análise virtual e milimétrica de dados técnicos e design dos produtos.

A tecnologia empregada tanto nos projetos como na produção faz com que hoje as empresas do Grupo GMEG, figurem entre as líderes em seus respectivos ramos de atividades.

INFRA-ESTRUTURA:

Para o desenvolvimento de novas ferramentas e busca de alternativas que tornem os processos mais dinâmicos, o Grupo GMEG tem em sua estrutura o setor de ferramentaria com profissionais altamente qualificados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (304.1 Kb)   docx (648.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com